Por Tiago Machado / Da Assessoria de Imprensa do Deputado Valdeci Oliveira
O professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Érico Marlon de Moraes Flores recebeu, nesta quinta-feira (19), a Medalha da 56ª Legislatura da Assembleia Legislativa do RS. Conforme o deputado estadual Valdeci Oliveira, proponente da homenagem, a entrega da Medalha “é um reconhecimento justo e legítimo ao trabalho de excelência desenvolvido pelo professor Érico nas áreas da pesquisa, ensino, extensão e inovação, nas últimas três décadas”.
Érico – que é formado em Química Industrial pela UFSM e também tem mestrado e doutorado – é professor titular da UFSM desde 1992, foi diretor e vice-diretor da Divisão de Química Analítica da Sociedade Brasileira de Química e foi protagonista na formalização dos primeiros acordos de cooperação internacional entre a UFSM e instituições da Ásia, em especial com a China e Índia.
Foi também o primeiro pesquisador latino-americano a receber a Medalha Ioannes Marcus Marci, a mais importante da área de Espectrometria Atômica dada pela Sociedade Tcheca e Eslovaca de Espectroscopia, medalha que já foi outorgada para 6 ganhadores do Prêmio Nobel na área de Química.
“Santa Maria e a nossa UFSM possuem um dos maiores pesquisadores do mundo na área da Química, o que é motivo de muito orgulho. É uma satisfação poder prestar essa homenagem, que, mesmo singela, carrega um simbolismo muito grande. Não é uma deferência somente do Valdeci, e, sim, de todo o Parlamento do Rio Grande do Sul. E é um reconhecimento ao profissional, mas também a toda instituição UFSM”, afirmou o deputado ao entregar a Medalha.
Há pouco tempo, Érico foi classificado entre os pesquisadores mais influentes do mundo, considerando a produção ao longo da carreira no Ranking da Elsevier BV e de acordo com a Base de Dados Scopus. Ele possui cerca de 10,5 mil citações de seus mais de 430 artigos internacionais. Além disso, nos últimos 12 anos, possui mais de 60 palestras realizadas em eventos internacionais. O ato de outorga da condecoração ocorreu no gabinete do reitor da UFSM, Luciano Schuch, que acompanhou a cerimônia ao lado de pró-reitores, professores e servidores da universidade.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.