LUNETA ELETRÔNICA. Aumenta a votação geral na Consulta Popular, asfalto no Bairro Nª Sª de Lourdes
Escolas da região centro em mostra estadual, encerrada a safra de inverno
Por Paulo André Dutra
* Equipe da Prefeitura Municipal trabalha para melhorar a trafegabilidade em via importante do Bairro Nossa Senhora de Lourdes.
* Chegou asfalto para cobrir o calçamento em pedra irregular da Rua Jorge Pedro Abelin (Nossa Senhora de Lourdes), entre a Avenida Medianeira e a Travessa Cassel.
* Equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos trabalharam durante a semana na limpeza e preparação da base para a aplicação do pavimento.
* Aumentou em 16,7% o número de votantes na Consulta Popular em 2024. Dos 216.246 votos registrados, 89% utilizaram o portal, 7% o WhatsApp e 4% o aplicativo offline.
* Ainda não estão disponíveis os dados das votações e as propostas escolhidas por região.
* Seis escolas representaram a região da 8ª Coordenadoria Regional de Educação na etapa estadual da Mostra Científica Interdisciplinar 2024, organizada pela Seduc nos dias 10 e 11 de dezembro no Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre.
* São elas as Escolas João Aguiar, de São Francisco de Assis; Dr Walter Jobim, de Santa Maria; Nossa Senhora das Vitórias, de Cacequi; Tiradentes, de Nova Palma; Indígena Yvyrá Já Tenonde Vera Miri, de Santa Maria; e Francisco Brochado da Rocha, de São Sepé.
* Por meio de projetos de pesquisa, estudantes e professores passaram por diferentes fases até chegar na etapa estadual. A etapa estadual envolveu equipes de 161 escolas de todas as 30 CREs.
* Em 2024, a Secretaria de Desenvolvimento Rural assinou convênios com 74 municípios para aporte de recursos decididos pela Consulta Popular, com R$ 6,2 milhões de recursos.
* Na última terça-feira (10), a pasta firmou com dois municípios da região, Cacequi e São Vicente do Sul, com recursos para a aquisição de equipamentos e ferramentas que impulsionam as atividades rurais.
* Considerada encerrada pela Emater a colheita das culturas de inverno no Estado. Na região, as lavouras de trigo, com 91 mil hectares, tiveram produtividade 13% abaixo do esperado.
* Mas o problema principal acabou sendo a qualidade. Grande parte do grão colhido ficou com PH predominante abaixo de 76, o que desvaloriza o produto e acaba não tendo aproveitamento na panificação.
* Vários fatores influenciaram, como a baixa luminosidade ou chuva excessiva em períodos críticos, temperaturas altas e incidência de fatores fitossanitários.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.