Mais do que um legado, um dever cumprido – por Jorge Pozzobom
“Juntos, continuaremos trilhando um caminho seguro em direção ao futuro”

A menos de duas semanas de entregar o mandato, o meu sentimento é de dever cumprido. Ao realizar a prestação de contas para a imprensa, na manhã de terça-feira, 17 de dezembro, pude, junto a nosso secretariado, constatar, mais uma vez, a dimensão do legado que deixamos para Santa Maria. Na oportunidade, apresentei as principais ações da nossa administração, como obras, serviços e melhorias, realizadas entre 2017 e 2024.
Sei que não consegui fazer tudo. Nenhum prefeito consegue realizar 100% do que planeja. Até porque, fomos impactados com diversos desafios, e nenhum deles simples de resolver, diga-se de passagem. Assumi o governo nos primeiros anos da tragédia da boate Kiss. Logo que me tornei prefeito, recebi, no gabinete, familiares das vítimas e sobreviventes, os quais precisavam de atenção e do apoio da Prefeitura. Meu diálogo com eles sempre foi constante e preciso. E, assim, caminhamos juntos por esses anos.
Um prefeito quando assume a gestão já quer trabalhar. Eu, como um apaixonado pela cidade, não via a hora de colocar todo um planejamento em prática, e assim o fiz. No entanto, junto a toda a nossa equipe de trabalho, precisei enfrentar duas estiagens, surto de toxoplasmose, vendavais, dois surtos de dengue, a pandemia da Covid-19 e, por fim, as fortes chuvas de maio, que assolaram o nosso Estado. Mas eu faço questão de lembrar de tudo isso para reforçar uma palavra que Santa Maria conhece muito bem: resiliência.
Nossa capacidade de enfrentar e resolver problemas sempre será um dos grandes diferenciais desta gestão e digo mais: está na identidade dos santa-marienses. Os cinco eixos em que resumi o meu trabalho na reunião de prestação de contas para a imprensa – educação, saúde, infraestrutura, segurança e o cuidado com as pessoas – resumem, mas não definem toda a dedicação de 8 anos de uma equipe que trabalhou lado a lado comigo por um Santa Maria melhor.
Quero destacar aqui, a construção de 10 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), uniformes para os mais de 20 mil alunos da Rede Municipal de Ensino (RME), a construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS), o período de vacinação durante a pandemia de Covid-19, a pavimentação de mais de 170 ruas, a entrega de casas e o programa Aluguel Social para as famílias atingidas pela enchente, a criação do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), a Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública, que vai modernizar 28 mil pontos de luz com lâmpadas LED, e muito mais.
Sei que tem muito mais para contarmos, mas hoje quero apenas dizer da alegria que tenho ao saber que nove, entre dez pessoas, dizem ter orgulho de morar em Santa Maria, e que termino o governo com 84,8% de avaliação positiva
Quando nove, entre dez pessoas, dizem ter orgulho de morar em Santa Maria, e eu termino um governo com 84,8% de avaliação positiva, tenho a mais absoluta convicção de que estamos no caminho certo. Daqui a alguns dias, não serei mais o prefeito de Santa Maria, mas, jamais, deixarei de fazer o melhor por essa cidade que tanto amo. Juntos, continuaremos trilhando um caminho seguro em direção ao futuro.
(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para novo mandato. Ele escreve no site às quartas-feiras.
Nota do Editor: a foto que ilustra este artigo, da prestação de contas do prefeito, é de Eduardo Ramos/Prefeitura.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.