Com direito a sessão extra que avançou pela madrugada de sexta-feira, vereadores de Santa Maria aprovaram um punhado de projetos e até moções. Um relato do que aconteceu, sucintamente, você encontra no material produzido pela Assesssoria de Imprensa do Legislativo. A seguir, um resumo do texto assinado por Mateus Azevedo e Marcelo Martins, com foto de Gustavo Nuh. Acompanhe:
“Projetos aprovados
O Projeto de Lei nº 9840/2024 que cria a modalidade de Licenciamento Ambiental por Adesão e Compromisso (LAC), no Município de Santa Maria, de autoria do vereador Pablo Pacheco (PP), foi aprovado. A proposição.
O Projeto de Lei nº 9861/2024, que autoriza a concessão de uso dos espaços públicos da Estação Ferroviária de Santa Maria, localizada no Largo da Estação Irmão Estanislau, no Município de Santa Maria, para a gestão, operação, manutenção, modernização e conservação, bem como para a execução de intervenções obrigatórias e de serviços obrigatórios na área de concessão, de autoria do Poder Executivo
E o Projeto de Lei nº 9844/2024, de autoria do vereador Rudys Rodrigues (MDB), que institui e inclui a Semana de Conscientização sobre o “Capacitismo”, no calendário de Eventos Oficiais do município de Santa Maria e dá outras providências.
Moções aprovadas
Moção de Congratulação nº 70/2024 – Moção de congratulação em homenagem à Associação Leon Denis, pela passagem dos 30 anos da entidade. Autoria: Paulo Ricardo Siqueira.
Moção de Repúdio nº 6/2024 – Requer o envio de Moção de Repúdio a entrega da Medalha do Mérito Farroupilha ao senhor João Pedro Stédile. Autoria: João Ricardo Vargas, Coronel Vargas (PL).
Inclusão na ordem do dia
O Projeto de Lei n° 9829/2024 https://cmsantamaria.cittatec.com.br/portal-legislativo/proposicoes/texto-original/164656, por solicitação da vereadora Marina Callegaro (PT) entrou na ordem do dia em primeira discussão. A proposição denomina de “Rua João Kaminski” a rua sem denominação oficial, localizada entre a Travessa Ipê, Cruz e Souza e a Valentim Farias de Lima, no bairro Camobi e será votado na próxima terça, dia 17.
Inserção
O vereador Tubias Callil (PL) solicitou a inserção do Requerimento de Urgência (nº 228/2024) do Projeto de Lei 9864/2024 referente à pauta da regulamentação poços artesianos no município. A matéria passou com 19 votos favoráveis e nenhum contrário. Ele utilizou o espaço de comunicação de comissão, proposta pelo parlamentar, para discutir a burocratização na regularização e perfuração de poços artesianos no município. Tubias, que presidiu o colegiado, solicitou aprovação em regime de urgência da matéria que regulamenta a utilização dos poços. A comissão também é integrada pelos parlamentares Givago Ribeiro (PSDB), vice-presidente; e Admar Pozzobom (PSDB), na relatoria.
Concessão da Gare
Os vereadores debateram amplamente o Projeto de Lei (PL 9861/2024), de autoria do Executivo municipal, que autoriza a concessão de uso dos espaços públicos da Estação Ferroviária de Santa Maria, localizada no Largo da Estação Irmão Estanislau, para a gestão, operação, manutenção, modernização e conservação, bem como para a execução de intervenções obrigatórias e de serviços obrigatórios na área de concessão. A matéria, que se encontrava em segunda discussão e votação, foi apreciada em Regime de Urgência. A matéria – que propõe transformar o prédio histórico da antiga Estação Ferroviária de Santa Maria em uma estação turística, cultural e gastronômica – foi aprovada com 15 votos favoráveis e 4 contrários. Com a aprovação, avança-se na definição sobre o modelo de concessão por meio de parceria com a iniciativa privada.
Licenciamento Ambiental
Também em segunda discussão e votação, foi votada a emenda do Projeto de Lei (PL 9840/2024), de autoria do vereador Pablo Pacheco (PP), que cria a modalidade de Licenciamento Ambiental por Adesão e Compromisso (LAC). A matéria obteve 15 votos favoráveis, e 4 contrários. Já as duas emendas, que haviam sido apresentadas pelo vereador Werner Rempel (PC do B) à matéria, foram votadas separadamentes na sequência. As emendas foram derrubadas por 15 votos, e tiveram 4 votos favoráveis.
Capacitismo
Em segunda discussão e votação, foi apreciado o Projeto de Lei (PL 9844/2024), de autoria do vereador Rudys Rodrigues (MDB), que inclui a Semana de Conscientização sobre o Capacitismo no calendário de Eventos Oficiais do município. A matéria foi aprovada por unanimidade pelos 19 parlamentares presentes.
Sessão Extraordinária pauta transporte coletivo
Foi realizada, ainda, uma sessão extraordinária para colocar em apreciação o Projeto de Lei 9782/2024, de autoria do Executivo municipal, que regulamenta o transporte coletivo urbano e distrital do município, bem como a futura legislação que embasará o futuro processo licitatório do setor. A proposição principal do PL foi aprovada com 14 votos favoráveis e 4 contrários. As duas emendas (aditiva nº4 e modificativa nº 3), de autoria da vereadora Helen Cabral (PT), foram reprovadas por 14 a 4. Já as demais cinco emendas restantes – uma de autoria da vereadora Anita Costabeber (Podemos), uma do vereador Manoel Badke (UB), uma da comissão especial do transporte, e duas do vereador Givago Ribeiro (PSDB) – foram aprovadas com 18 favoráveis e nenhum contrário.”
PARA LER NO ORIGINAL, inclusive com acréscimos, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.