Por Diniana Rubin / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal
Políticos dos poderes Executivo e Legislativo que foram eleitos para representar a população santa-mariense a partir de 1º de janeiro de 2025 foram diplomados pela Justiça Eleitoral. A solenidade ocorreu na manhã desta quinta-feira (19), no Plenário Coronel Valença, na Câmara de Vereadores. O atual vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo, eleito para governar o Município pelos próximos quatro anos, e Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga, que assumirá como vice-prefeita, receberam o certificado que atesta a eleição e, por isso, estão aptos a tomar posse nos respectivos cargos.
A solenidade de diplomação das eleitas e eleitos no pleito de 2024 em Santa Maria foi conduzida pelos representantes da Justiça Eleitoral. São eles: juiz eleitoral da 41ª Zona, Vinícius Borba Paz Leão; juiz eleitoral da 135ª Zona, Ulysses Fonseca Louzada; promotor eleitoral da 41ª Zona, Antonio Augusto Ramos de Moraes; e pelo promotor eleitoral da 135ª Zona, Fernando Chequim Barros.
“Hoje é um dia muito especial em que eu e a professora Lúcia, juntamente com os vereadores eleitos, recebemos o diploma que coroa todo um trabalho que começou muito antes da campanha eleitoral. Sabemos do compromisso que nos foi confiado para administrar a querida Santa Maria pelos próximos quatro anos. Quero, mais uma vez, agradecer a confiança de cada cidadão que acredita nos representantes do Legislativo e Executivo. Desejo muito trabalho, união e diálogo entre os poderes, e dias melhores para a nossa cidade”, disse o prefeito diplomado, Rodrigo Decimo, acompanhado da futura vice-prefeita também diplomada, Lúcia Madruga, após a cerimônia.
Na sequência, ocorreu a entrega dos diplomas para os 21 vereadores eleitos em 6 de outubro de 2024 (confira, abaixo). Além de diplomandas e diplomandos, familiares e amigos acompanharam a cerimônia solene e feliz que efetiva a importância do voto democrático.
Também prestigiaram o evento as seguintes autoridades: o prefeito Jorge Pozzobom; o procurador-geral do Município, Guilherme Cortez; o presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Badke; o delegado-chefe da Polícia Federal de Santa Maria (PF), Anderson Rodrigo Andrade de Lima; o chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Felipe Rossi Massaia; o comandante da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), capitão Tiago Feinten Nunes; o comandante do 1º Regimento de Polícia Montada Coronel Pillar (RPMon), tenente-coronel Marcus Giovani Mello da Silva; sub comandante do 1º RPMon, major Edimilso Pereira; pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva Central (CRPO-C), coronel Cleberson Braida Bastianello; o comandante do 2º Batalhão de Operações de Choque (BOE), major Robinson Marcos Garcia; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Santa Maria, Juliane Müller Korb; representante da junta eleitoral da 135ª Zona, Carmem Maria Andrade, e demais integrantes da justiça eleitoral.
PREFEITO
Rodrigo Decimo, do PSDB (Coligação Federação PSDB Cidadania – PP, PSB, Republicanos, PSD), atual vice-prefeito, foi eleito prefeito de Santa Maria, aos 56 anos. Ele é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 1990, e com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Também é uma liderança empresarial e gestor público respeitado e reconhecido na Região Central do Rio Grande do Sul. Empreendedor do ramo da Construção Civil, foi presidente de órgãos representativos da classe, como o Sindicato da Construção Civil (Sinduscon) e Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacism), ambas por dois mandatos.
Enquanto vice-prefeito de Santa Maria (2021-2024), levou o conhecimento técnico adquirido na iniciativa privada para o setor público, ampliando as discussões relacionadas à desburocratização e às obras realizadas pela Prefeitura. Também teve papel de liderança na implementação e no andamento do Distrito Criativo Centro-Gare, movimento que vem transformando para melhor o Centro Histórico do Município.
Nascido em Uruguaiana, em 4 de novembro de 1967, veio para Santa Maria junto dos pais, Elio e Sônia, e dos irmãos Elio Jr., Ricardo e Jacqueline, em 1983, aos 15 anos. No Coração do Rio Grande, formou-se nos ensinos Médio e Superior, deu início à carreira profissional e, também, conheceu a santiaguense Janise Belochio, com quem divide a vida há 30 anos. Fruto da união, nasceu a filha Luíse, 26 anos, formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Franciscana (UFN), e o filho Lorenzo, 21 anos, estudante de Engenharia Civil, também na UFN.
VICE-PREFEITA
Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga, do PP (Coligação Federação PSDB Cidadania – PP, PSB, Republicanos, PSD), ex-secretária de Educação do Município (de 2018 até maio de 2024), foi eleita vice-prefeita de Santa Maria, aos 61 anos. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1988), Licenciatura Plena em Matemática – Centro Universitário Franciscano (1984), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Voluntária na Universidade Federal de Santa Maria, tem experiência na gestão pública universitária e municipal e atua na área de administração, com ênfase em gestão de pessoas, gestão pública, agronegócios e sustentabilidade.
Lúcia foi professora adjunta (1988 – 2018) na UFSM com ênfase em administração, gestão pública e sustentabilidade. Ainda na UFSM, ocupou o cargo de pró-reitora adjunta de Planejamento (2010), coordenou o Curso de Especialização em Gestão Pública (2009) e foi vice coordenadora do Núcleo Disciplinar de Avaliação Institucional e Planejamento Estratégico da AUGM. Lúcia é santa-mariense, casada com Sérgio Madruga, mãe do Lucas e do Rodrigo, avó da Laís, 8 anos, e da Lara, 3 meses.
VEREADORES
A entrega dos diplomas para os cargos de vereador se deu em ordem decrescente de votação dos eleitos. São eles:
Alice Carvalho da Silva dos Santos – Federação PSOL REDE
Valdir Oliveira de Oliveira – Federação Brasil da Esperança – FE Brasil (PT, PC do B e PV)
Rudinei Rodrigues – MDB
Sergio Roberto Cechin – PP
Alexandre Pinzon Vargas – Republicamos
Admar Eugenio Pozzobom – Federação PSDB Cidadania
Alamir Tubias Machado Calil – PL
Sidinei Cardoso Pereira – Federação Brasil da Esperança – FE Brasil (PT, PC do B e PV)
Helen Martins Cabral – Federação Brasil da Esperança – FE Brasil (PT, PC do B e PV)
Givago Bitencourt Ribeiro – Federação PSDB Cidadania
João Ricardo Baptista Vargas – PL
Marina Maria de Avila Callegaro – Federação Brasil da Esperança – FE Brasil (PT, PC do B e PV)
Werner Rempel – Federação Brasil da Esperança – FE Brasil (PT, PC do B e PV)
Luiz Roberto Ceolin Meneghetti – NOVO
Lorenzo Mazzine Pichinin – Federação PSDB Cidadania
Antonio Elemar de Oliveira – PODE
Marcelo Zappe Bisogno – UNIÃO
Luiz Fernando Cuozzo Lemos – PDT
Luiz Carlos Fort Avila da Silva – PP
Adelar Vargas dos Santos – MDB
Guilherme Rossato Badke – Republicanos
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.