Da Assessoria de Imprensa do Deputado Valdeci Oliveira, com foto de Divulgação
O asfaltamento de um trecho de 30 km da estrada municipal que liga os municípios de Júlio de Castilhos e Pinhal Grande foi tema de pauta na Capital do estado na quarta-feira, 11. Acompanhando uma comitiva formada por prefeitos e vereadores dos dois municípios e de Nova Palma, o deputado Valdeci Oliveira esteve na sede do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (DAER) para uma audiência entre o grupo de lideranças políticas e o secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella.
O assunto não é novo e foi, inclusive, tema de uma audiência pública proposta por Valdeci e realizada em julho do ano passado pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa. “O asfaltamento da estrada é visto como fundamental para o desenvolvimento da região, tanto para o escoamento da produção agrícola quanto para alavancar o turismo gerado pelo Geoparque da Quarta Colônia. E temos feito, como hoje, movimentos nesse sentido”, avalia Valdeci.
Durante a reunião, Costella apresentou aos presentes possibilidades que, mesmo sendo aceitas pelas lideranças, dependeriam da palavra final do governador. Uma das opções é encaminhar ofício à Casa Civil, manifestando o desejo, aprovado pelas respectivas Câmaras Municipais, de estadualizar a estrada, ficando os municípios comprometidos com a sua manutenção.
“Mas é preciso ter um projeto executivo pronto”, adiantou o secretário, destacando que o prazo para entrega do estudo técnico, se bancado pelos municípios, seria sensivelmente menor do que se for feito pelo estado. “Aqui vai demorar no mínimo dois anos”, explicou.
O secretário também apontou formas de levantar os recursos, que pode ser feito via Programa de Incentivo ao Acesso Asfáltico (PIAA/RS), onde empresas destinam 5% do que pagaram em ICMS no ano anterior para as obras, emendas parlamentares estaduais e federais. Porém, por não possuírem grandes grupos privados instalados na região, o Programa não se mostra a forma mais eficaz para levantar recursos.
“De qualquer maneira, vamos continuar a fazer as articulações necessárias, pois o assunto não está encerrado. A importância, tanto do ponto de vista econômico quanto social, de termos esse trecho asfaltado, é incontestável, pois mudará radicalmente a realidade hoje vivenciada pelos produtores rurais e pelas populações locais. Os executivos e legislativos dos municípios envolvidos irão decidir pelas opções apresentadas e buscarão audiência com o governador, movimento este que conta com meu total apoio. O que estiver ao alcance do nosso mandato no Parlamento será feito, disponibilizado”, garantiu Valdeci.
Também participaram da audiência o deputado estadual Adão Pretto Filho, os prefeitos Bernardo Della Corte e Lucas Michelon (de Júlio de Castilhos e Pinhal Grande, respectivamente), além dos vereadores Luiz Carlos Gomes, Célio Garlet e Ezequiel Piccin (Pinhal Grande), Fernando Cassol e Paulo Uliana (Nova Palma), Antônio Derlei e Alencar Cavalheiro (Júlio de Castilhos).
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.