Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Agudo
Em uma ação conjunta, a Prefeitura Municipal de Agudo e a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Agudo (Acisa) lançaram uma Pesquisa de Geração de Emprego e Formação Profissional, uma iniciativa destinada a identificar as necessidades de emprego e as áreas que exigem qualificação profissional no município. O objetivo é mapear as vagas de trabalho abertas, os desafios enfrentados pelos empresários na contratação de profissionais e as possibilidades de capacitação para suprir essas demandas.
O formulário está disponível para preenchimento online e pode ser acessado por empresários, empreendedores e também pela população em geral, que poderá colaborar fornecendo informações sobre a busca por emprego e suas necessidades de qualificação.
Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Luivonir Dorneles, a iniciativa visa a criação de um diagnóstico preciso para a implementação de ações de formação, cursos e programas de incentivo ao emprego local.
“Estamos convidando empresários a se envolverem nesse levantamento, pois ele será a base para que possamos planejar e executar ações conforme as reais necessidades do mercado de trabalho e alinhar as oportunidades com as expectativas da nossa população”, destacou o gestor.
O presidente da Acisa, Maurício Barchet, ressaltou a importância do levantamento e os benefícios tanto para os empresários quanto para os cidadãos .
“A união da Prefeitura com a Associação Comercial é um passo importante para entendermos as necessidades reais do mercado de trabalho em Agudo. Através desse formulário, poderemos ouvir as empresas, identificar as dificuldades e, com base nesses dados, oferecer soluções práticas e efetivas para qualificar e capacitar nossa força de trabalho”, afirmou Barchet.
O que o formulário busca identificar?
O Formulário de Demandas e Oportunidades visa coletar informações detalhadas sobre:
Vagas de emprego disponíveis: Empresários poderão informar as posições abertas em seus estabelecimentos e os perfis desejados.
Dificuldades na contratação: O formulário também irá investigar os obstáculos que as empresas enfrentam para preencher essas vagas, como a escassez de profissionais qualificados.
Áreas de qualificação prioritárias: Identificação das áreas mais demandadas para formação e capacitação, ajudando a Prefeitura e a ACISA a organizar cursos e treinamentos mais alinhados com as necessidades do mercado.
Perspectivas de crescimento e expansão: Empresários poderão compartilhar seus planos de expansão e as futuras demandas de mão de obra, permitindo que as políticas públicas e ações de qualificação antecipem essas necessidades.
Próximos passos para o fortalecimento da economia agudense
Com os dados coletados, a Prefeitura de Agudo, em parceria com a Acisa, pretende criar um plano de ação com foco na qualificação profissional, envolvendo instituições de ensino e empresas locais para a oferta de cursos e treinamentos. A ideia é garantir que a força de trabalho da cidade esteja cada vez mais preparada para atender às exigências do mercado e contribuir para o crescimento econômico de Agudo.
O formulário está disponível aqui, e poderá ser preenchido até o dia 26 de janeiro. Além disso, pontos de apoio estarão espalhados pela cidade para facilitar o acesso ao questionário, como no Sala do Empreendedor da Prefeitura de Agudo e na Acisa.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.