Por Maiquel Rosauro
Paulo Pimenta (PT), ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), voltou à Câmara dos Deputados. Sua página no site da Casa mostra que ele retomou a titularidade após dois anos atuando no Poder Executivo. Desta forma, Reginete Bispo, primeira suplente do PT gaúcho, deixa o cargo que ocupava desde fevereiro de 2023.
O deputado participou, nesta terça-feira (14), da posse do novo titular da Secom, Sidônio Palmeira, durante cerimônia realizada no Palácio do Planalto. Pimenta discursou no evento, destacando que é um petista raiz.
Ele contou que conheceu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 1983, no Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (DCE-UFSM). Confira abaixo.
Pimenta ainda destacou ter recuperado a estrutura da Secom a partir de uma relação de respeito entre governo, agências de comunicação e imprensa. Ele enfatizou que seu sucessor terá sucesso na pasta.
“Eu tenho absoluta convicção de que nós vamos dar um salto na qualidade nesse trabalho. Conheço o Sidônio, as pessoas que estão vindo para cá com ele”, disse Pimenta.
Férias
Como a Câmara dos Deputados está em recesso e só retorna em 1º de fevereiro, Pimenta está em férias neste momento. Seu futuro político, contudo, ainda é incerto e dependerá dos planos de Lula.
Assessor direto
Além da troca de Pimenta por Sidônio, há uma outra mudança importante na Secom. O jornalista José Chrispiniano, assessor direto de Lula e que acompanhava o petista desde o início da década passada, deixou o comando da Secretaria de Imprensa da Secom.
Em seu lugar entrou o atual secretário de Comunicação Institucional, Laércio Portela, que esteve à frente da pasta interinamente, ano passado, quando Pimenta atuou como ministro extraordinário da reconstrução do Rio Grande do Sul.
Luta contra desinformação
Em seu primeiro discurso como chefe da Secom, Sidônio criticou os efeitos da desinformação na percepção das pessoas sobre as ações do governo Lula.
“A informação dos serviços não chega na ponta. A população não consegue ver o governo nas suas virtudes. A mentira nos ambientes digitais fomentada pela extrema direita cria uma cortina de fumaça na vida real, manipula pessoas inocentes e ameaça a humanidade”, disse o ministro.
Assunção do marketeiro é pedra cantada, governo só faz c@g@d@, copia o governo Dilma, a humilde e capaz, e tenta esconder com marketagem. Não tem publicidade que faça a população dar valor as mesmas coisas que os militante do PT dão. Simples assim. Outro aspecto, vermelhos, diferente da grande maioria, não tem senso de humor. Que para eles só serve para propagar a ideologia. Tentaram o truquezinho do ‘inimigo externo’ com a Meta. No Tik Tok levam a não poder mais, mas como é do governo chines não tem como brigar. Simples assim.
‘Desinformação’ é malandragem do governo que não dá ponto sem nó. PIX, por exemplo. Movimentações já eram monitoradas pelo Banco Central. Receita vai começar a monitora por quê? Outra, genios lançaram um cadastro de PETs. Coisa que já tentaram aqui em SM e não rolou. ‘Ah! Taxar os bichos é fake news’. Proprietarios de cães na Alemanha pagam a Hundesteuer. Já vem com argumento pronto ‘mas na Alemanha cobram’.
TCU tinha bloqueado uma licitação de quase 200 milhões por suspeita de quebra de sigilo nas propostas. TCU liberou, mas o novo ministro já disse que vai licitar de novo.