Por Maiquel Rosauro
Não é apenas Santa Maria, Santa Cruz do Sul e Itaara que demonstram insatisfação com os serviços da Corsan. A empresa tem sido alvo de críticas em diversos municípios devido aos problemas de desabastecimento.
O Site fez uma consulta em veículos de imprensa locais e constatou dezenas de relatos semelhantes em várias cidades.
Nos últimos dias, lideranças municipais se reuniram com representantes da empresa para fazer reivindicações. Além disso, há inúmeros registros de desabastecimento em diferentes regiões do Rio Grande do Sul.
Confira:
Alegrete (Campanha)
Usuários da Corsan reclamam dos preços cobrados pela empresa. Matéria publicada na quinta-feira (16), pelo Alegrete Tudo, destaca o caso de uma família que pagava R$ 150 por mês e, agora, paga R$ 270.
Fonte: Alegrete Tudo
Sapucaia do Sul (Metropolitana)
O prefeito em exercício, Nestor Bernardes (UB), esteve reunido com representantes da Corsan, na quinta (16), para discutir soluções para os desafios encontrados na execução de projetos de infraestrutura de água e esgoto no município, bem como cobrar agilidade na implementação das obras. Dentre as exigências realizadas à companhia, destaca-se a melhoria na sinalização, maior agilidade nas instalações das redes e pavimentação das ruas.
Fonte: Prefeitura de Sapucaia do Sul
Gravataí (Metropolitana)
O presidente da Câmara Municipal de Gravataí, Clebes Mendes (PSDB), esteve reunido com representantes da Corsan, na quinta (16), para tratar de algumas reivindicações, incluindo a constante falta de abastecimento em diversos bairros.
Fonte: O Repórter
Cachoeirinha (Metropolitana)
O rompimento de duas redes afetou o fornecimento em cinco bairros, na sexta-feira (17). A previsão era de retorno da água ainda naquele dia, após as 18h.
Fonte: O Repórter
Venâncio Aires (Centro)
Três bairros tiveram o abastecimento interrompido, no domingo (19), devido ao rompimento de uma rede. A previsão era que a água retornasse na madrugada de segunda-feira (20).
Fonte: Folha do Mate
Carazinho (Norte)
Cinco bairros tiveram o abastecimento interrompido nesta segunda (20) devido ao conserto de uma tubulação. A previsão era de que a retomada ocorresse gradualmente no início da noite.
Fonte: Carazinho News
Bento Gonçalves (Serra)
Pelo menos seis barros enfrentaram problemas de abastecimento, nesta segunda (20), devido a falhas de componentes elétricos em uma estação de bombeamento, o que resultou na baixa vazão da rede. A previsão de retorno da água era no início da noite, de forma gradativa.
Fonte: NB
Pinto Bandeira e Veranópolis (Serra)
Moradores de ambas cidades enfrentaram problemas de abastecimento de água, nesta segunda (20), devido a uma interrupção no fornecimento de energia elétrica. Em Pinto Bandeira, a estação de tratamento parou de funcionar, enquanto que em Veranópolis o sistema de captação de água ficou inoperante. A previsão era de que o problema fosse resolvido até o final da manhã.
Fonte: Leouve
Gramado (Serra)
A Rádio Integração publicou, nesta segunda (20), uma reportagem que mostra a falta de abastecimento na principal cidade turística do Rio Grande do Sul. “Vai ter água? Todo dia é uma incerteza”, disse uma moradora que reclamou da situação crítica em meio a alta temporada na Serra.
Fonte: Rádio Integração
São Luiz Gonzaga (Missões)
A Comissão de Infraestrutura da Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga esteve reunida com representantes da Corsan, nesta segunda (20), para tratar da constante falta de água ao consumidor, diminuição do fluxo de água, buracos abertos em várias vias e ainda água suja identificada em diferentes regiões da cidade. A empresa se comprometeu em resolver as questões o mais breve possível.
Fonte: Rádio Missioneira
Camaquã (Sul)
O abastecimento de dez bairros foi interrompido na nesta segunda (20) devido a problemas eletromecânicos em uma estação pressurizadora de água tratada. A previsão era de normalização durante a noite.
Fonte: Clic Camaquã
Três Coroas (Serra)
Uma rede rompida provocou desabastecimento em três bairros nesta segunda (20). A previsão de reestabelecimento era no final da tarde desta segunda, de forma gradual.
Fonte: Rádio Taquara
Soledade (Norte)
Moradores da região central enfrentaram desabastecimento, nesta segunda (20), devido ao rompimento de uma tubulação. A previsão era de que a água retornaria de forma gradual durante a tarde.
Fonte: Clic Soledade
Tapera (Norte)
A Prefeitura de Tapera informou, nesta segunda (20), que os responsáveis pela Corsan já foram notificados sobre os problemas recorrentes na cidade. A empresa informou que já está tomando as providências necessárias.
Fonte: JE Acontece
Marau (Marau)
O abastecimento será interrompido em algumas localidades do município nesta terça (21) e quarta-feira (22), para o trabalho de limpeza de decantador. A previsão é de que, pelo menos, oito bairros sejam afetados.
Fonte: Vang FM
cidade de Lagoa vermelha vem sofrendo constante interrupções no abastecimento de agua… com isso estamos pagando mais pelo ar que passa no hidrômetro do que pela real agua que passa, sem contar que a doutoras vivem rompendo e deixando a população a merce de uma empresa que faz seu trabalho como uma tartaruga.
aqui em guaiba eu pago duas taxa já pedi na corsam para retirar faz 7 anos que uma casa pequena nos fundos do pátio foi condenado rachou não mora ninguém e eu continuo pagando na rua Jorge elejalde n530 bairro ermo
A Corsan é péssima em todos os sentidos. É boa apenas para dar justificativas medíocres nas quais apenas os veículos de comunicação acreditam. Notadamente a Globo e jornal Zero Hora.
Pior que a Corsan somente as autoridades do Rio Grande do Sul, ou seja, governador e prefeitos que nada fazem à respeito.
Também sou um prejudicado. Sou pequeno prestador de serviço e devido ao atraso do pagamento de uma Terceirizada pela Corsan, Também estou sem receber. Quem pagará o acréscimo nas minhas prestações pelo atraso de meu pagamento? Será q vão me perdoar se eu atrasar a conta d’água?
nunca vi a CORSAN pública executar 1 vazamento não visível. Acordem! Agora é uma empresa privada, não pode trabalhar no prejuízo. enquanto não baixarem o índice de perdas, vai ter interrupção no eabastecimento. outra coisa, caixa d’água é uma obrigação do usuário
privatiza que melhora 😂😂😂
aqui em Aceguá, bem ao Sul do Estado é uma vergonha. Barragem cheia e quase todo dia falta água. As desculpas são sempre as mesmas, vazamentos.
Em Esteio a corsan presta um péssimo serviço a sua população pra comprovar tenho 6 protocolos pra resolver um problema de esgoto negativo em frente a minha residência e a taxa de esgoto é altíssima e agora inventaram outra taxa pra limpar a fossa da residência e o prefeito e vereadores fecharam os olhos e seja o que Deus quiser
ah, outra coisa.
água com gosto de terra, só comprando água mineral pra não ter diarréia.
Viamão também é horrível o serviço, falta água o tempo todo pelos mais diversos motivos as vezes simplesmente alegam baixa reservação.
se fazem algum buraco na rua para consertar algum vazamento, nunca mais voltam para consertar.
inclui são Borja na lista…
Será que vão privatizar de novo, pra ver se melhora!kkk
A Corsan não existe mais , tem muitos desavisados que não sabem mas agora é Agea que por sua vez pertence ao Banco Itaú que junto com um consórcio com Cingapura arremataram a empresa ou seja são empresários do setor privado os responsáveis por essa bagunça que virou e endossada pelo povo gaúcho que vota na direita.
Faz o seguinte:
Privatiza que melhora!! Grande abraço
Pra turma do privatiza que melhora: parabéns!
Faltou Parobé. Direto faltando água. Sempre alguma coisa que estraga ou cano que quebra.
O povo optou pela privatizacao. merece os resultados.
Agradeçam ao Leite! Funcionários com experiência e capacitados foram demitidos em massa! Essas empresas visam o lucro , contratam qualquer um !!
cadê os Passofundenses ,aqui vai de mal a pior a corsan ou sei lá o nome disso hoje, quando tem água é muito suja estou comprando p poder tomar e fazer comida, e o valor 79,00 estaem 729,00 esse mês, uma vergonha cadê os nossos representantes, eu acho q estão com medo da empresa o procon não faz nada e ai por diante.
Nos resta lamentar e clamar por justiça divina as dos homens tá dificil
Esse é o espelho do que vai acontecer aqui em São Paulo com a Sabesp.
Tenho um amigo que mora em Tramandaí, ele entrou com um processo contra a corsan por cobrança de multa indevida, ele ganhou o processo e a Corsan não acatou a ordem judicial, ele está sem água porque a corsan não quer religar.
Em Nova Petrópolis não está diferente. todo dia é a incerteza de ter abastecimento de água. Além de ter sabor e cheiro.
privatiza que melhora os serviços
Em Cachoeirinha a água faltou no sábado de manhã e voltou somente no domingo, quase 24 horas sem abastecimento.
Nas “melhorias” feitas todas apresentam vazamentos constante e a cidade virou uma buraqueira e remendos nas ruas de tanto conserto. Ruas com asfalto novo já estão desniveladas.
Não é mais Corsan. É AEGEA. Uma empresa privada que comprou uma ex-estatal.
Na epoca que era estatal já era uma bost@.