CulturaDestaque

CULTURA. “De Mão em Mão”: filme inicia gravações e mergulha nas raízes culturais do Rio Grande do Sul

Curta metragem explora desde o cultivo de porongo até a fabricação das cuias

Da Assessoria de Imprensa da Produção, com fotos de Divulgação

As câmeras já estão rodando! O curta-metragem “De Mão em Mão”, uma realização da StreamingSul em parceria com a EXP Transmídia, começou a tomar forma em suas primeiras diárias de gravação entre Santa Maria e Arroio do Só. O documentário busca resgatar as histórias, tradições e o simbolismo por trás do porongo e da cuia, ícones da cultura gaúcha.

Com um olhar que atravessa os campos da antropologia, biologia e economia, o projeto convida o público a explorar desde o cultivo do porongo até a fabricação artesanal das cuias. O filme também pesquisa a herança indígena e africana, além da presença desse objeto tão característico no dia a dia das famílias gaúchas (e de quase toda américa-latina).

A equipe principal é composta por grandes talentos gaúchos. A direção geral e de fotografia estão sob os cuidados do santa-mariense Rafael Roso Berlezi, conhecido por suas produções premiadas e sensibilidade em retratar a cultura regional. Leonardo Gadea, com 17 anos de experiência no cenário cultural, lidera a direção de produção e imprime ao projeto sua ampla bagagem no audiovisual e na música.

O roteiro é assinado por Fabrício Fortes, um pesquisador com destacada trajetória nas áreas de filosofia e cultura. A direção de arte fica a cargo de Janaína Falcão, que trabalha há mais de uma década no audiovisual, já tendo assinado a arte de grandes produções, inclusive de nível nacional. 

Além do curta, o projeto prevê algumas ações de contrapartida social em Santa Maria, como oficinas gratuitas em escolas públicas, buscando encontrar e engajar estudantes e moradores da região periférica no universo da cultura do mate. Como medidas de acessibilidade, além de legendagem e janela de libras, o filme contará com dublagem em mbyá guarani. “Queremos que essa obra não apenas retrate, mas também dialogue sobre estes assuntos, são nossas heranças imateriais e sobre nosso patrimônio cultural”, entende Leonardo Gadea.

As gravações, que seguirão para Porto Alegre nas próximas etapas, estão sendo registradas com alta tecnologia para capturar a essência e a beleza do tema. O público pode esperar um filme sensível e profundo, que promete emocionar e educar ao mesmo tempo.

O projeto tem financiamento da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Prefeitura de Santa Maria.

Fique ligado nas redes sociais para acompanhar os bastidores e novidades do projeto!

Instagram: @cuiademaoemmao

Youtube: StreamingSul 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo