DestaqueEstado

DETRAN. Mais de 78 mil candidatos ganham prazo para fazer a carteira de habilitação no Estado

Exame prático de direção veicular pode ser realizado até 31 de março

Algumas etapas, como aulas teóricas e práticas já concluídas, podem ser aproveitadas. Foto Mariana Tochetto / Detran-RS

Por Assessoria de Comunicação do Detran/RS

Candidatos a habilitação que concluíram a carga horária mínima de aulas práticas até 31 de dezembro de 2024 ganharam mais tempo para a conclusão do processo. A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) prorrogou por 90 dias o prazo para o exame prático de direção veicular, que deverá ser realizado até 31 de março de 2025. No Rio Grande do Sul, são 78 mil candidatos nessa situação.

A decisão da Senatran veio após decisões judiciais que prorrogaram o prazo em alguns Estados, devido à falta de vagas para provas ainda em consequência da pandemia, o que não ocorreu no Rio Grande do Sul. Considerando as dificuldades operacionais para adaptar o sistema em nível estadual e buscando o tratamento isonômico dos candidatos, a secretaria decidiu estender a prorrogação dos prazos para todo o território nacional.

O que muda

  • Candidatos que concluíram as 20h de aulas práticas obrigatórias até 31/12/2024, e cujo o processo venceria nessa data, terão até março de 2025 para realizar o exame prático.
  • O sistema está sendo adaptado para o novo prazo. A previsão é que já nesta segunda-feira (6) o candidato possa agendar a data da prova no seu Centro de Habilitação de Condutores (CFC).

O candidato que não concluir o processo de habilitação nesse prazo estendido pode abrir um novo serviço e reiniciar o processo. Algumas etapas, como aulas teóricas e práticas já concluídas, podem ser aproveitadas.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo