DestaqueEstadoSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Pior novembro desde 2020 na criação de empregos, os números do PIB gaúcho

Licenciamento de veículos disponível, ESF Passo das Tropas e limpeza urbana

Por Paulo André Dutra

Equipes na limpeza da Praça da Nonoai (Foto Eduardo Ramos/Prefeitura)

* Com 145 novos vínculos pela CLT, este foi o pior novembro em geração de empregos em Santa Maria desde a criação do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, em 2020.

* O saldo havia sido de 282 contratações em 2020; 567 em 2021, 364 em 2022 e 250 em 2023.

* Por outro lado, trata-se do quarto mês seguido de saldo positivo no município, o que garante um total de 1.588 novas carteiras assinadas no ano e 64.808 empregados, no total.

* Comércio (169) e serviços (188) ficaram no positivo em novembro. Os setores de indústria (-119) e construção (-93), no negativo. A agropecuária empatou: zero.

* A depender dos números de dezembro, normalmente de saldo pequeno ou até negativo, 2024 pode ser encerrado no “meio da tabela” do Novo Caged: abaixo de 2021 (2.498 novos empregos) e 2022 (2.493) mas acima de 2020 (-2.741) e 2023 (892).

* A ESF Passo das Tropas faz a primeiro turno alternativo do ano no próximo sábado (4). O objetivo é possibilitar atendimento a usuários que não conseguem nos dias de funcionamento regular.

* Será das 7h30min às 12h e das 13h às 16h30min. Confira aqui os serviços oferecidos.

Evolução dos empregos em Santa Maria no mês de novembro (Imagem Caged/Reprodução)

* Já na segunda-feira (6), a unidade estará fechada para limpeza e higienização. O atendimento retorna normalmente na terça-feira (7).

* No primeiro dia útil do ano, equipes da reorganizada Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade trabalharam na limpeza e manutenção.

* Os serviços ocorreram ao longo da Avenida Dom Ivo Lorscheiter e nas áreas verdes localizadas na Praça Salin Farret (Nossa Senhora de Lourdes), Parque Jockey Clube (Juscelino Kubitschek), na Praça da Nonoai e no Cemitério Ecumênico Municipal.

* -0,3% de queda em relação ao segundo trimestre. 4,1% de alta em relação ao mesmo período de 2023.

* Estes são os números da variação do PIB gaúcho no terceiro trimestre de 2024 (entre julho e setembro) anunciados nesta quinta-feira (2) pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE).

* Na interpretação do governo do Estado, há sinais de recuperação após as enchentes, com indústria e serviços crescendo 1,1% e 2,3%, respectivamente.

* No principal setor da economia gaúcha, o recuo em comparação com o trimestre anterior é de 30,6%, um movimento sazonal tradicional em função dos períodos de safra.

* Na soma dos últimos quatro trimestres, a variação no RS atingiu 3,7%, acima da registrada no país, que alcançou 3,1%.

A atualização do licenciamento costuma ser confirmada em minutos, mas pode levar até 24 horas (Foto Serpro/Divulgação)

* No Brasil, nas mesmas bases comparativas, o PIB registrou avanço de 0,9% e 4%, respectivamente.  

* Com a virada do ano, já é possível emitir o novo documento de licenciamento de veículos, referente ao ano de 2025.

* Quem quitou todas as obrigações do veículo, incluindo IPVA, taxa de licenciamento e multas vencidas, pode acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, clicar em Veículos e seguir as instruções.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo