LUNETA ELETRÔNICA. Recursos federais para SM, “Sobrevivi para contar” e Passo do Verde impróprio
MASM abre sábado com duas exposições, recuperação de estradas rurais
Por Paulo André Dutra
* Recuperação da Estrada do Perau, de pontes nos bairros KM 3, João Goulart e em distritos estão no topo das prioridades do governo municipal quanto à liberação de recursos federais pendentes para a reconstrução após as enchentes de abril.
* Maneco Hassen, secretário nacional de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, esteve reunido nesta quinta-feira (16) com o prefeito Rodrigo Decimo, secretários e técnicos do município. O vereador Sidinei Cardoso (PT) acompanhou o encontro.
* “Conseguimos alinhar as nossas principais demandas relacionadas à reconstrução e continuar ajudando quem mais precisa. O diálogo vai continuar para que tenhamos mais projetos liberados pela Sedec”, reforça Decimo.
* Segundo Hassen, haverá conversas com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) para acelerar os processos.
* Aberta, na manhã desta sexta-feira (17), na Câmara de Vereadores, a mostra fotográfica “Sobrevivi para contar”, produzida pelo coletivo Kiss: que não se repita.
* Amigos e familiares de vítimas da tragédia são retratados pelo fotógrafo Eduardo Ramos, com a proposta de preservar a memória, ressignificar o luto e contextualizar a dor em meio a construção de uma memória coletiva.
* Além das famílias e dos membros do coletivo, participaram da abertura vereadores e a vice-prefeita Lúcia Madruga.
* Mais um sábado (18) de portas abertas no Museu de Arte de Santa Maria (MASM). O horário de visitação é das 9 às 13 horas.
* Estão disponíveis duas exposições. O Salão Internacional de Arte e Religiosidade, com curadoria de Luciano Santos, fica em cartaz até 28 de fevereiro. A exposição “Territórios, Memórias e Identidades”, com obras de professores do Centro de Artes e Letras da UFSM e curadoria de Marcio Flores, pertencem ao acervo do museu.
* Manutenção em andamento de cinco estradas do interior, incluindo patrolamento, envaletamento, empedramento e compactação.
* São as estradas dos Banhados, da Favorita e Januário Franco Chagas, em Santa Flora; Estrada dos Fontana, em Arroio Grande; e Estrada Vista Alegre, em Arroio do Só.
* Pela primeira vez neste verão, o Balneário Passo do Verde consta na lista dos locais impróprios para banho no boletim do projeto Balneabilidade divulgado nesta sexta-feira (17) pela Fepam.
* A praia do Rio Vacacaí, em Santa Maria, é a única da região nesta condição.
* Dos 93 pontos analisados no Estado, 84 estão próprios para banho e nove estão impróprios para receber banhistas.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.