Por Maiquel Rosauro
O governo do Estado do Rio Grande do Sul confirmou, na noite deste domingo (9), que não haverá aula nas 2.320 escolas da Rede Estadual nesta segunda-feira (10). O anúncio atende a uma decisão do Tribunal de Justiça (TJ/RS) que suspendeu o retorno do ano letivo nesta segunda (10), em virtude de um pedido do CPERS/Sindicato, em razão das previsões de calor extremo para esse início de semana.
“Considerando que a decisão pode ser revertida em análise do recurso que será interposto ainda neste domingo (9), o governo disponibilizará informações atualizadas acerca da data de início do ano letivo durante a segunda-feira (10), informou o governo gaúcho.
Em seu pedido, o CPERS/Sindicato apontou que a grande maioria das escolas estaduais não são equipadas com ar-condicionado e, quando possuem, enfrentam problemas com a rede elétrica para sustentar o uso dos aparelhos
Calorão
A Sala de Situação e a Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou que, nesta segunda-feira (10), as temperaturas deverão registrar mínimas entre 20 e 27°C. Já as máximas atingem valores em torno de 33°C e 43°C em boa parte do Rio Grande do Sul. A umidade relativa do ar (UR) se mantém baixa, variando entre 20% e 30% na metade Oeste, Centro, Vales, Costa Doce e Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA).
Na terça (11), as mínimas ficarão entre 22°C e 28°C. As máximas devem subir bastante, alcançando valores entre 35°C e 44°C no Oeste, Missões, Noroeste, Norte, Campanha, Centro, parte do Sul, parte da Costa Doce, Vales e RMPOA. A UR segue baixa, variando entre 20 e 30%.
Na quarta-feira (12), a onda de calor segue atuando. Pela manhã, as mínimas variam entre 22°C e 27°C na fronteira Oeste, Centro, Vales, Norte, RMPOA e parte da Costa Doce. À tarde, as máximas ficam entre 29°C e 39°C.
Cuidados
A Defesa Civil sugere que grupos vulneráveis – como crianças, idosos e animais – sejam mantidos em locais frescos e ventilados.
“Mantenha-se hidratado: beba água regularmente, mesmo sem sede, para evitar desidratação. Evite exposição direta ao sol: procure sombra, especialmente entre 10h e 16h”, diz a Defesa Civil.
Corsan
Se já não bastasse o forte calor, os santa-marienses voltaram a sofrer com falta d’água no final de semana. No sábado (8), moradores dos bairros Perpétuo Socorro e Salgado Filho tiveram que encarar o desabastecimento devido a uma tubulação rompida na Rua Gonçalves Dias. No domingo (9), uma rede rompeu na Rua Múcio Teixeira, o que obstruiu o fornecimento na Vila Kennedy.
Na sexta-feira (7) – dia em que faltou água no Centro e nos bairros Medianeira e Fátima – o Ministério Público (MP/RS) esteve reunido com representantes da Corsan, em Santa Maria, para tratar do problema. Foi concedido um prazo de 30 dias para a empresa apresentar um plano de ação. Também ficou acordado que o município de Santa Maria acompanhará o cumprimento do cronograma que será apresentado.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.