
Por Maiquel Rosauro
A nova Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Municipal de Santa Maria, que terá a Corsan/Aegea no foco da investigação, deverá ser marcada por oitivas de ex e atuais lideranças da Prefeitura. Tão logo o colegiado foi formado, na terça-feira (25), já circularam nomes que devem ser chamados para esclarecer o contrato entre o Poder Executivo e a empresa.
O ex-prefeito Jorge Pozzobom (PSDB); o atual prefeito Rodrigo Decimo (PSDB); o procurador Geral do Município, Guilherme Cortez; o ex-secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto; o ex-chefe do Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima; o ex-secretário de Comunicação, Ramiro Guimarães; e o engenheiro e fiscal do contrato Marcos Vinícius Moraes estão entre os primeiros nomes ventilados nos corredores do Parlamento.
A CPI da Corsan tem Tubias Callil (PL) como presidente, Sérgio Cechin (PP) na vice-presidência e Helen Cabral (PT) na função de relatora. O objetivo do colegiado é investigar problemas no abastecimento de água e esgotamento sanitário, suposto uso de subterfúgios e manobras feitas por insuficiências técnicas na solução dos problemas, fiscalizações, cobranças abusivas e autuações irregulares por parte da Corsan em Santa Maria.
Esgoto
Na sessão de terça (25), além da formação da CPI da Corsan, os vereadores constituíram uma comissão especial para acompanhar o andamento dos serviços de coleta e tratamento de esgoto na Região Leste de Santa Maria. O colegiado será formado por Guilherme Badke (Republicanos), proponente da iniciativa, Marcelo Bisogno (UB) e Luiz Fernando Lemos (PDT).
Diabetes
Por unanimidade, na terça (25), os vereadores aprovaram uma moção de apoio, de autoria de Sérgio Cechin, à derrubada do veto presidencial ao Projeto de Lei 2687/2022, que reconhece a Diabetes Mellitus Tipo 1 como deficiência para todos os efeitos legais.
Frentes
Ainda na terça (25), foram criadas três frentes parlamentares: Segurança Pública, de autoria de João Ricardo Vargas (PL), Tony Oliveira (Podemos) e Alexandre Vargas (Republicanos); Empreendedorismo Feminino, proposta por Luiz Carlos Fort (PP); e Em Defesa da Criança e do Adolescente, iniciativa de Marina Callegaro (PT).
Pautas
Para a sessão desta quinta-feira (26), constam apenas três itens na Ordem do Dia. Destaque para a constituição da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, de Marina Callegaro.
Também estão previstas criação de duas comissões especiais: uma para acompanhar as obras de reconstrução da ponte sobre o Arroio Grande, na RSC 287, de Marcelo Bisogno; e outra proposta por Valdir Oliveira (PT) para acompanhar a execução das obras destinadas à reconstrução das áreas atingidas pelas enchentes de 2024 em Santa Maria.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.