CIDADE. Prefeitura realiza demonstração do medidor de velocidade de pedestres durante corrida de rua
Equipamento será usado em jogos escolares e eventos esportivos

Por Lenon de Paula / Prefeitura de Santa Maria
Visando incentivar a prática de atividade física e promover a conscientização sobre a educação no trânsito, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, apresentou ao público o medidor de velocidade de pedestres neste domingo (16), em Camobi.
A demonstração do dispositivo ocorreu no Centro Comercial Dois Irmãos, durante o aquecimento que antecedeu a largada da corrida Track&Field Experience Running, evento esportivo apoiado pela Prefeitura. Na ocasião, foi apresentado o equipamento móvel, que será usado em eventos como corridas de rua, jogos escolares e eventos festivos relacionados ao esporte. A iniciativa ocorre em parceria com a Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Secretaria de Segurança e Ordem Pública.
“Santa Maria será a primeira cidade brasileira a ter cinco desses equipamentos em locais públicos. A ideia é que as pessoas se divirtam, testem sua velocidade e, quem sabe, se interessem mais pela prática de atividade física a partir dessa interação”, explica o secretário de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro.
Tão logo uma pessoa caminhe ou corra em frente ao medidor, a velocidade é captada por sensores e exibida no display. Todos os equipamentos funcionam com painel solar e são ilustrados com o slogan “Aqui, a velocidade é permitida. No trânsito, respeite as leis e respeite a vida”. Além do medidor móvel, foram adquiridos outros cinco medidores fixos que serão instalados em locais públicos durante as próximas semanas, entre eles a pista multiúso da UFSM e o Parque da Medianeira.
A escolha do equipamento foi feita por inexigibilidade, com a contratação da empresa Peçanha’s Runners Comércio de Artigos Esportivos Ltda, de Santa Cruz. Patenteado pelo atleta olímpico de atletismo Fabiano Peçanha, o equipamento já foi premiado nacionalmente pelo Instituto Olímpico Brasileiro e tem sido uma revolução em termos de incentivo ao esporte a à descoberta de talentos em velocidade. O investimento é de R$ 153,6 mil oriundo de recursos próprios do Executivo Municipal.
Vão querer multar também?