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COMÉRCIO. Os 25 anos de “Liquida”. Com quase 600 empresas, campanha inicia na próxima segunda

Em clima de ‘carnaval de ofertas’ em SM, evento tem lançamento no sábado, 8

Em 2014, o tradicional “Liquida Santa Maria” sorteou um carro Zero Km entre os consumidores que compraram nas lojas participantes

Por Maria Eduarda Baldin (com foto de Arquivo) / Da Assessoria de Comunicação da CDL Santa Maria

Que o Liquida Santa Maria é a campanha mais tradicional do comércio local, todo mundo já sabe. O que nem todo mundo sabe é que ele completa 25 anos em 2025.

No ano em que comemora bodas de prata com o bolso do consumidor santa-mariense, o Liquida Santa Maria será realizado entre os dias 10 e 24 de fevereiro. 

Mas a notícia que mais interessa a quem pretende aproveitar as promoções é o número de adesões: faltando uma semana para o início da campanha, já são quase 600 empresas participantes.

Pelo terceiro ano consecutivo em clima de “carnaval de ofertas”, o Liquida 2025 tem apoio da Prefeitura Municipal e será lançado no próximo sábado (8) com muito samba no pé, em pleno Calçadão Salvador Isaia. 

A história do Liquida

O primeiro Liquida do Brasil aconteceu em 1998, em Salvador, na Bahia. A campanha surgiu como uma estratégia para impulsionar o comércio em um período de baixa movimentação. 

Em Santa Maria, a iniciativa foi implementada no calendário lojista, no ano 2000, pela então diretora de eventos da CDL Santa Maria, Maria Inês Biscaro. Ela que depois veio a ser a primeira presidente mulher da entidade entre 2002 e 2004.  

Hoje, 25 anos depois de sua primeira edição, o Liquida Santa Maria se consolida como a campanha de promoções mais tradicional da cidade. 

Um exemplo disso é o número crescente de empresas participantes: em 2014 foram 196 empresas, enquanto que em 2025, até o momento são 567 confirmadas. Um crescimento de 189%, que evidencia a importância do evento no calendário do comércio local e seu impacto no setor varejista.  

“A grandiosidade do Liquida fez com que fevereiro se tornasse o segundo mês mais lucrativo para os comerciantes da cidade, ficando atrás apenas de dezembro. A campanha, na época patrocinada pelo Banrisul, sempre buscou inovar para atrair o público, promovendo, por exemplo, desfiles que encantavam e movimentavam as avenidas santa-marienses”, relata Maria Inês.  

Momentos marcantes

Para que uma campanha se torne uma tradição, é essencial manter um ciclo contínuo de inovação. O segredo está em equilibrar a consistência da mensagem com elementos novos que envolvam o público e acompanhem as transformações do mercado. O Liquida Santa Maria sempre soube disso.  

Em 2008, por exemplo, foi realizado um concurso de vitrines. A ideia era incentivar lojistas a capricharem na decoração de suas lojas, premiando a fachada mais bonita com uma viagem com tudo pago para Buenos Aires. 

Na mesma edição, a abertura oficial da temporada de descontos aconteceu em um evento no Calçadão Salvador Isaia. A ação contou com bateria de escola de samba, performances de malabares e palhaços, além de uma decoração especial, criando um ambiente festivo e atraindo grande público. 

Já em 2014, além de aproveitarem os descontos, os consumidores que faziam suas compras nas lojas participantes do Liquida concorriam a um carro 0Km, sorteado pela CDL ao término da campanha. 

Recapitulando

O Liquida Santa Maria começa na próxima segunda-feira (10) com cerca de 600 empresas participantes. A campanha, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal, vai até o dia 24 de fevereiro. O lançamento está marcado para o dia 8, no Calçadão Salvador Isaia. 

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