CulturaDestaque

CULTURA. 52ª edição da Feira do Livro de Santa Maria será realizada entre 22 de agosto e 6 de setembro

Evento literário irá celebrar os 120 anos de nascimento de Erico Verissimo

Ano passado, 30,4 mil obras foram vendidas na Feira do Livro de Santa Maria. Foto Eduardo Ramos / Prefeitura

Por Lenon de Paula / Prefeitura de Santa Maria

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, orgulhosamente anuncia que a 52ª edição da Feira do Livro de Santa Maria ocorrerá de 22 de agosto a 6 de setembro. Neste ano, a temática da tradicional festa literária será os 120 anos de nascimento de Erico Verissimo, proeminente escritor brasileiro nascido em Cruz Alta em 17 de dezembro de 1905.

“A Feira do Livro é um espaço de promoção da leitura e da valorização da literatura, e homenagear um autor tão significativo como Verissimo contribui para a formação de novas gerações de leitores e incentiva a reflexão sobre a relevância da literatura na construção da cultura e da educação. Verissimo é um dos maiores escritores da literatura brasileira, conhecido por suas obras que retratam com profundidade a sociedade e a cultura do Rio Grande do Sul, além de temas universais que ressoam em todo o Brasil”, considera a secretária de Cultura, Rose Carneiro.

Além de ser um espaço dedicado à educação, imaginação, sonhos e debates, a Feira do Livro é um lugar de reconhecimento, oferecendo visibilidade aos escritores e escritoras, professores, tradutores, produtores editoriais, designers e tantos outros profissionais que fazem dos livros e da arte a sua vocação e missão de vida.

“São 15 dias de muita cultura, arte e literatura para todas as idades. Ao homenagear Erico Verissimo na Feira do Livro, além de preservar a memória e o legado literário do autor, buscamos inspirar escritores, leitores e todos que se envolvem com a arte da palavra, mantendo vivo o diálogo entre as gerações e celebrando a riqueza da nossa cultura. Ao mesmo tempo, reforçamos a importância da literatura como um meio de expressão e transformação social”, complementa a secretária de Cultura.

Em 2024, a feira literária reuniu grandes nomes da literatura nacional e da cultura gaúcha e alcançou a incrível marca de 30,4 mil exemplares vendidos e mais de 270 lançamentos de livros entre 23 de agosto e 7 de setembro. Na ocasião, o público contou com intervenções culturais, bate-papos literários e apresentações musicais do Livro Livre e espetáculos infantis no Theatro Treze de Maio.

De maio a setembro de 2024, foi realizada a Feira Fora da Feira, com diversas ações descentralizadas pelo Município. Elas envolveram leituras nas escolas, contações de histórias, visitas de escritores e atividades no LabCriativo e EduTech, no Mercado da Vila Belga.

Nos próximos meses, a comissão organizadora se reunirá na Secretaria de Cultura para elencar possíveis nomes para homenageados, patrono e patronesse. Informações sobre inscrições para os lançamentos de livro e a programação oficial serão divulgadas futuramente.

A Feira do Livro de Santa Maria é realizada pela Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação; e tradicionalmente pela Cesma; Câmara do Livro; 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo