Por Maria Suely Carvalho / Emater
Atender a grande demanda de mercado da região central do Estado por produtos da agricultura familiar é o que move a Central de Cooperativas de Agricultura Familiar de Santa Maria (Unicentral), que completa 11 anos em 2025. Criada com a proposta de estruturar o recebimento e a distribuição da produção dos agricultores familiares associados das cooperativas singulares, o trabalho da Unicentral vai além do abastecimento desses mercados ao promover a geração de renda para essas famílias e a organização e fortalecimento do cooperativismo.
A sazonalidade amplia a atuação da Unicentral, que recebe também produtos de outras regiões, como Litoral e Região Norte.
“Atualmente, a Unicentral reúne nove cooperativas associadas em todo o Estado. São pessoas extremamente dedicadas, que acreditam no cooperativismo”, destaca o extensionista da Emater/RS-Ascar Eduardo Gelain.
A Unicentral atua por meio de políticas públicas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper). Além disso recebe recursos da Consulta Popular que, em 2024, elegeu a agricultura e o desenvolvimento rural para receber o maior número de propostas eleitas.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.