DestaqueEducação

EDUCAÇÃO. Estudantes (e pais) celebram ingresso na UFSM via chamada oral da lista de espera do SiSU

As chamadas acontecerão em todos os campi da UFSM até esta sexta-feira, 21

O pró-reitor de Graduação da Universidade, professor Jerônimo Tybush, realizou a leitura dos nomes da lista de espera do SiSU 2025

Por Pedro Moro (texto e fotos) / Da Agência de Notícias da UFSM

Na tarde de terça-feira (18) aconteceu mais uma sessão da chamada oral da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), modalidade que integra o leque das formas de ingresso na UFSM. Desde segunda-feira (17), a chamada ocorre no Centro de Convenções e seguiu até esta quarta-feira (19) no mesmo local.

Ainda na terça, pela manhã, houve a chamada oral para os cursos de Fabricação Mecânica, História, Letras (Espanhol), Letras (Inglês), Letras (Língua Portuguesa), Matemática, Medicina, Meteorologia, Processos Químicos e Química. Já pela tarde, foi a vez dos cursos de Agronomia, Agronegócio, Direito, Pedagogia, Alimentos, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Odontologia, Teatro e Relações Internacionais.

Na ocasião, o pró-reitor adjunto de Graduação, Felix Antunes Soares, orientou os estudantes sobre as etapas que compõem o processo, desde a lista de espera até a realização das matrículas. Posteriormente, o pró-reitor de Graduação, Jerônimo Tybusch, responsável pela leitura dos nomes classificados, discursou sobre a diversidade de cotas e deu as boas-vindas aos novos ingressantes.

Carlos Eduardo comemorou a aprovação em Odontologia junto com sua mãe, Nilva Brancher

“Hora de dar sequência nos sonhos”

Foi com um sorriso no rosto que o mais novo estudante de Odontologia, Carlos Eduardo Brancher, 18 anos, comentou sobre a emoção de ter sido aprovado: “eu fiquei realizado porque sempre foi o curso que quis fazer e é uma sensação muito boa ter essa conquista”, revela. Carlos é natural de Porto Alegre e compareceu à chamada oral acompanhado de sua mãe, Nilva Maria Brancher, que explanou o sentimento de orgulho perante a conquista do filho. “É maravilhoso ser aprovado em uma universidade federal. Agora precisamos procurar uma moradia para ele e é hora dar sequência nos sonhos”, afirma.

Em meio à agitação de estudantes e familiares comemorando a conquista das vagas, a recém-caloura do curso de Agronegócio, Isadora Vendrucolo, 18 anos, natural de Nova Palma, celebra a aprovação ao lado da mãe, Dulcimara Vendrucolo. “Eu não estava muito confiante que iria passar, mas acabei me surpreendendo e é algo muito legal, muito gratificante”, reforça a estudante. Apesar da grande felicidade, Isadora conta que o seu primeiro objetivo era a aprovação no curso de Agronomia, e que está aguardando a lista de espera do Vestibular da UFSM.

Mineia Fornari compareceu à chamada oral da UFSM para representar a filha Isabella Fornari

Mineia Fornari se tornou “mãe de caloura”. Natural de Florianópolis, Mineia compareceu na chamada oral e saiu com a alegria de ver a filha Isabella Fornari, 18 anos, aprovada no curso de Agronomia. A mãe da estudante contou que a filha não pôde estar presente na ocasião, pois está fora do país. “Minha filha está na Itália agora, ela dá aulas de patinação por lá […], é uma grande alegria para qualquer mãe ou pai ver os filhos conquistarem algo tão lindo. Eu tenho certeza que ela vai ter a oportunidade de aproveitar todo o conhecimento que essa universidade oferece”, afirma Mineia, com lágrimas nos olhos.

Enquanto espera em frente ao Centro de Convenções da UFSM e segura uma sacola com pincéis e tinta guache, a veterana do curso de Direito (Noturno), Camille Telles, 22 anos, explica sobre a importância de receber os novos estudantes e como sentiu falta das clássicas pinturas no rosto quando entrou na universidade. “Eu ingressei durante o segundo semestre de 2020, durante a pandemia e também pela chamada oral, então não tive toda a celebração usual que hoje nós fazemos […], é muito legal vir recepcionar os calouros e mostrar para eles que a universidade não precisa ser algo maçante”, comenta a estudante.

Na perspectiva de Camille, outro aspecto positivo da recepção é levantar o astral do estudante: “muitos deles pensam que não terem sido aprovados de primeira simboliza inferioridade, mas isso não é verdade […], queremos lembrar que eles devem celebrar essa conquista”, finaliza.

Chamada oral em todos os campi

Vale lembrar que as chamadas orais também serão realizadas nos outros campi da UFSM: em Cachoeira do Sul, o processo será nesta quinta-feira (20), pela tarde. Já em Frederico Westphalen e Palmeiras das Missões, na sexta (21), pelos turnos da manhã e tarde, respectivamente.

As chamadas acontecerão em todos os campi da UFSM até esta sexta-feira, 21Informações sobre os candidatos aptos à lista de espera do SiSU 2025, os horários e locais das chamadas orais podem conferidos na página dos editais do SiSU, disponibilizados pela Pró-reitoria de Graduação.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo