
Por Prefeitura de Faxinal do Soturno
No dia 21 de fevereiro, acontece o lançamento do livro “Os Imigrantes, a Madeira e o Móvel”, do autor Luis H. Rocha, em Faxinal do Soturno. O evento, que acontece na Câmara Municipal de Vereadores, a partir das 19 horas, é alusivo aos 150 anos de Imigração Italiana no Rio Grande do Sul.
A obra integra a Coleção Lavoro Italiano e percorre a trajetória da indústria moveleira no Brasil, com destaque especial para a Serra Gaúcha e a contribuição dos imigrantes italianos no setor. Dividida em três partes, conta a história da indústria moveleira no Rio Grande do Sul na primeira metade do século XIX; suas mudanças com a chegada do imigrante italiano e a memória empresarial. O local escolhido para o lançamento integra a Quarta Colônia de Imigração Italiana, na Região Central do Rio Grande do Sul.
A coleção Lavoro Italiano é composta por vários volumes e abrange a vitivinicultura, o transporte, a indústria metal mecânica e moveleira, setores que o trabalho do imigrante impulsionou, chegando a mudar o perfil socioeconômico das regiões onde estas atividades se consolidaram.
Após o lançamento, também será realizado um filó, quando todos estão convidados a confraternizar, contribuindo com um prato de doce ou salgado e bebidas. O evento é aberto à comunidade e tem a organização da Societá Culturale Italiana di Faxinal do Soturno, Gens Turismo Genealógico, Centro Studi Emigrazione Luigia Muraro, Editora da Imigração e Prefeitura Municipal de Faxinal do Soturno.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.