![](https://img.claudemirpereira.com.br/2025/02/DSC_0456-1024x656.jpg)
Por Pedro Pereira
Pedro Della Pasqua segue na presidência do Inter de Santa Maria para o biênio 2025/2026. A definição aconteceu com a eleição para a diretoria executiva do clube, que aconteceu na noite da terça-feira (4), em Assembleia Geral Ordinária realizada no refeitório do Estádio Presidente Vargas. A posse foi efetuada no mesmo momento e os empresários Dinei Faller e Elton Tomazetti foram nomeados 1º e 2º vice-presidentes, respectivamente. Nenhuma outra chapa foi inscrita.
Além disso, na reunião, que contou com a presença de sócios, conselheiros e torcedores, estava prevista a determinação do novo patrono alvirrubro. Desde a morte de Luiz Cláudio Brasil de Mello, o posto está desocupado. Contudo, a designação foi reagendada para a segunda quinzena de março. A pré-temporada da equipe profissional inicia no dia 7 de abril.
Della Pasqua foi eleito pela primeira vez em outubro de 2022 e assumiu o Inter-SM para o biênio 2023/2024, estando à frente da direção até o dia 2 de dezembro do ano passado. Ele começou a trajetória no time como torcedor e exerceu diferentes funções – como sócio, conselheiro e alguns outros cargos na diretoria. Foi durante a gestão do presidente agora reeleito que as categorias de base foram reformuladas e diversas reformas foram promovidas na Baixada Melancólica.
Desde a sua saída, outras eleições foram realizadas mas, como o mandatário não tinha o desejo de seguir no ofício e nenhuma chapa foi inscrita, elas foram canceladas. Della Pasqua declarou que a falta de apoio no que diz respeito à obtenção de recursos financeiros, assim como questões pessoais e profissionais, o fizeram tomar a decisão de, inicialmente, deixar o Alvirrubro. José Alípio Oliveira, presidente do Conselho Deliberativo do clube, ocupava o posto de maneira interina.
![](https://img.claudemirpereira.com.br/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-04-at-21.17.06-1-1024x675.jpeg)
Houve um momento em que chegou a ser cogitado o licenciamento do futebol profissional, o que significaria o afastamento dos gramados até pelo menos 2027, e com o retorno na Terceirona Gaúcha. Para a temporada de 2025, o clube conseguiu manter o apoio de algumas empresas de Santa Maria, como adquirir patrocínios de outras cidades, como Santa Cruz do Sul e Santa Rosa. Um deles será das Farmácias São João, que têm matriz em Passo Fundo.
Busca pelo acesso
A Divisão de Acesso tem previsão de início para 17 de maio, quando o município de Santa Maria celebra 168 anos de existência – o Inter-SM celebra o aniversário de 97 anos no dia anterior. A última partida da competição deve ser em 31 de agosto. O congresso técnico ainda não teve a data oficial divulgada mas, segundo o Diário de Santa Maria, está programado para ocorrer no mês de março.
A fórmula de disputa do campeonato neste ano promete ser diferente em relação às temporadas passadas, em que as 16 agremiações participantes eram separadas em dois grupos com partidas apenas dentro das chaves na fase inicial. Agora, todos os times devem formar um grupo único e se enfrentar no modelo “todos contra todos”, totalizando 15 confrontos para cada, com os oitos melhores garantindo a classificação às quartas de final e os dois piores sendo rebaixados à Terceirona Gaúcha
A última vez que o Inter-SM marcou presença no Campeonato Gaúcho Série A foi em 2011. Desde então, a equipe luta na Divisão de Acesso para retornar a elite. Nesse período, os santa-marienses chegaram às semifinais, ficando a poucos passos do feito, em três oportunidades: 2017 e 2018, sob o comando de Vinícius Munhoz, hoje à frente do Ituano-SP; e 2024, com Daniel Franco como treinador. O novo técnico do Alvirrubro deve ser anunciado no dia 15 de fevereiro.
sucesso, que os empresários e torcedores prestigiam o nosso coloradinho com dinheiro e comparecimento na baixada