![](https://img.claudemirpereira.com.br/2025/02/Kiss-sobrevivi-para-contar-1024x576.webp)
Por Tiago Machado / Assessor de imprensa de Valdeci Oliveira
O Parlamento gaúcho sediará, a partir de terça-feira (4), a Exposição fotográfica “Sobrevivi para Contar: 12 Anos do Incêndio da Boate Kiss”. A cerimônia de lançamento ocorrerá no Espaço Deputado Carlos Santos, no hall do Palácio Farroupilha, sede da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, às 13h, e ficará aberta ao público até o dia 7 de fevereiro, sempre das 8h30 às 18h.
Parte da campanha “Sobrevivi para Contar”, a mostra integra um projeto que busca não apenas preservar a memória das vítimas, mas fortalecer a importância da memória enquanto sujeito e agente atuante no constante processo de mudanças sociais. A iniciativa é do Coletivo “Kiss: que não se repita”, grupo formado por amigos de vítimas e sobreviventes do incêndio ocorrido em 27 de janeiro de 2013, em Santa Maria, que ceifou a vida de 242 pessoas, em sua maioria jovens, e deixou mais de 630 feridos.
“Quando falamos em memória devemos ir além da nossa própria e buscar o sentido mais amplo, transformador, aquele que envolve mais pessoas, envolve o coletivo e atua no desenvolvimento das sociedades. Manter a memória viva, como é o caso da Boate Kiss, é fundamental para se discutir e avançar, por exemplo, legislações sérias que não permitam que tragédias como essa voltem a acontecer. É buscar justiça. E a exposição, junto com a campanha, tem esse propósito”, avalia o deputado Valdeci Oliveira, ex-prefeito de Santa Maria, apoiador do projeto e articulador para que o espaço do Parlamento gaúcho recebesse a exposição.
A exposição, que em janeiro foi apresentada em Santa Maria, na Câmara Municipal de Vereadores, também está nas redes sociais e em outras plataformas de mídia para que a produção audiovisual, com suas imagens e histórias, chegue a um público mais amplo. Segundo os organizadores, além de refletir sobre a importância da memória enquanto algo coletivo, “a intenção é que essas narrativas despertem empatia, gerem mobilização e reforcem a necessidade de mudanças efetivas em políticas públicas de segurança.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.