LUNETA. Decimo em evento de PPPs, Castramóvel em Camobi, capacitação para mudanças climáticas
Seminário nacional sobre extensão rural em Santa Maria e o Desassorear RS
![](https://img.claudemirpereira.com.br/2025/02/PPP-12-02-25.jpg)
Por Paulo André Dutra
* O prefeito Rodrigo Decimo participou, nesta quarta-feira (12), da capacitação em concessões e Parcerias Público-Privadas (PPP), em Porto Alegre, iniciativa do programa Impulsiona RS, do governo do Estado, e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
* A capacitação foi conduzida pelo especialista em PPPs Marcos Siqueira, do BID, que abordou os desafios e as perspectivas de experiências latino-americanas.
* Nova ação de cadastramento de cães para o Castramóvel acontece nesta sexta-feira (14), no CRAS Leste (Camobi), das 8h30 às 11h30. A iniciativa é coordenada pela Superintendência de Controle e Bem-Estar Animal.
* Neste momento, os primeiros 50 caninos fêmeas nas faixas de até 10 quilos e de 20 a 30 quilos serão castrados até o final de fevereiro.
* Para efetuar o cadastro os tutores devem comparecer ao local com os seguintes documentos: CadÚnico, comprovante de residência, documento de identificação com foto, e uma foto impressa do animal.
* Duas semanas após o lançamento e início dos serviços do programa Desassorear RS, já foram retirados 40 mil metros cúbicos de sedimentos de pequenos rios, arroios, canais de drenagem e sistemas pluviais.
* Santa Maria é um dos municípios em que os serviços estão mais avançados, informa o governo do Estado. Ao todo, 154 municípios serão beneficiados.
* O investimento total do programa será de R$ 300 milhões em contratação de maquinário para a limpeza de arroios, canais de drenagem e sistemas pluviais.
![](https://img.claudemirpereira.com.br/2025/02/Desassorear-12-02-25.jpg)
* 40% dos municípios gaúchos passarão por capacitação para a elaboração de planos de adaptação à mudança do clima, proporcionados pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima no por meio da iniciativa AdaptaCidades.
* Um Termo de Adesão foi assinado pela secretária estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, nesta quarta-feira (12), em Brasília.
* Segundo ela, a estratégia proposta pelo Estado e aceita pelo MMA conta com o apoio de 11 associações regionais para ramificar as capacitações, chegando a 206 municípios nesta primeira fase. Não diz, por enquanto, quais são as regiões.
* O Estado tem até o mês de maio para entregar o cronograma de trabalho e os termos municipais de adesão. As capacitações ocorrerão pelo período de três anos.
* Em abril, Santa Maria sediará a terceira edição do Seminário Nacional de Ensino e Extensão Rural, nos dias 23 a 25 de abril.
* Se propõe a reunir professores de universidades públicas federais e estaduais, universidades comunitárias e regionais, além de institutos tecnológicos, escolas técnicas de nível médio e superior e extensionistas rurais para qualificar o ensino e as práticas de Extensão Rural nas universidades brasileiras.
* Participaram professores da UFSM, como a coordenadora do 3º Seminário Nacional de Ensino e Extensão Rural, Daiane Vargas, o coordenador regional da Emater, Guilherme Passamani, e o secretário de Desenvolvimento Rural, Marcelo Dalla Corte, dentre outros.
![](https://img.claudemirpereira.com.br/2025/02/Emater-12-02-25.jpg)
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.