DestaqueRegião

MEIO AMBIENTE. Santa Maria será palco de audiência pública sobre a gestão de resíduos sólidos da região

Evento contará com a presença de 32 municípios, em 11 de fevereiro

Encontro faz parte do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS). Foto Ariéli Ziegler / Prefeitura

Por Gabriel Marques / Prefeitura de Santa Maria

A Prefeitura de Santa Maria vai sediar a audiência pública do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS), no dia 11 de fevereiro no LabCriativo, no Mercado da Vila Belga, às 9h. Participarão do encontro os 32 municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal da Região Centro do Estado (CIRC). O ato tem por objetivo apresentar a situação dos resíduos sólidos urbano nessas cidades.

Diante deste diagnóstico serão expostas as soluções para os diversos resíduos gerados nos municípios, como os serviços de saúde, da construção civil, da indústria, de atividades agropastoris, e dos resíduos públicos provenientes da limpeza urbana. A criação do plano também propõe a cooperação entre as prefeituras através da promoção de ações conjuntas de gestão de resíduos urbanos.

O plano também promove a cooperação entre as prefeituras na gestão dos resíduos urbanos, indicando ações de redução e de aperfeiçoamento das infraestruturas existentes, além de analisar os passivos ambientais, a situação dos grandes geradores e os sistemas de fiscalização existentes. Conforme o fiscal dos contratos de resíduos da Prefeitura, Ivan Nazaroff, como Santa Maria representa 50% da população da região, o município se destaca na participação do projeto.

O PIGIRS terá forte sintonia com o projeto de concessão dos serviços de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos urbanos de origem doméstica dos 32 municípios participantes. O plano está em estudos com recursos do Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e Parceria Público-Privada (FEP Caixa), com assessoramento da Caixa Econômica Federal e apoio técnico do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), da Presidência da República, Ministério das Cidades e consultoria técnica especializada.

Municípios integrantes do CIRC
Agudo, Cacequi, Capão do Cipó, Dilermando de Aguiar, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Itaara, Ivorá, Jaguari, Jari, Júlio de Castilhos, Mata, Nova Esperança do Sul, Nova Palma, Paraíso do Sul, Pinhal Grande, Quevedos, Restinga Sêca, Santa Maria, Santiago, São Francisco de Assis, São João do Polêsine, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Sepé, São Vicente do Sul, Silveira Martins, Toropi, Tupanciretã, Unistalda e Vila Nova do Sul.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo