EconomiaNegóciosPolíticaPrefeitura

AUTOESTIMA (3). Em 3 anos, mais de 4 mil novos microempresários em SM, diz Prefeitura

Nas contas da prefeitura, a implantação do shopping popular

Depois da reportagem inicial, na quinta-feira, sobre a Parati Alimentos, e da seguinte, a propósito da implantação de agroindústrias, a Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura segue produzindo material visando, no entendimento do governo, melhorar a autoestima dos cidadãos, após o desfecho negativo da tentativa de trazer para a cidade a montadora chinesa de caminhões – que vai para Camaquã.

Agora, o destaque é para a formalização de empreendedores. E chega com um número fantasticamente elevado, como você pode verificar na reportagem assinada por Luiz Otávio Prates (com a colaboração de Nathale Kraetzig) e foto de arquivo da CCS. A seguir:

Desenvolvimento III – Das calçadas e ruas para a formalização. São 4,3 mil novos microempresários na cidade

Em três anos e três meses de administração municipal, muitas foram as ações em prol do desenvolvimento econômico do município. Logo no início da gestão, o prefeito Cezar Schirmer propôs a transferência dos ambulantes da Avenida Rio Branco para o Shopping Independência, o que garantiu um ambiente propício para o comércio na região. Em 2010, Santa Maria ganhou um importante aditivo de fomento ao empreendedorismo e de desburocratização do sistema de abertura de empresas: a Sala do Empreendedor.

Este cenário, que começou a ser criado logo no início da atual administração, proporcionou a formalização de 4,3 mil empreendedores santa-marienses até o início deste ano – números que, para o chefe do Executivo, são extremamente relevantes para a economia local. “A partir do momento que este cidadão se torna um contribuinte, um micro empreendedor, cumpridor da legislação, ele passa a colaborar com a renda per capta da cidade e com a geração de empregos”, destacou o prefeito.

Microempreendedores

E, cada vez mais, os santa-marienses têm buscado a formalização. Prova disso é que, nos últimos quatro meses, quase mil cidadãos saíram da informalidade. Até dezembro de 2011, o município contava com 3,3 mil micro empreendedores individuais legalizados. Os setores que registraram crescimento no número de novos empreendedores foram da construção civil, como eletricistas, pintores e pedreiros, de alimentação, com a abertura de minimercados, mercearias e lancherias, e de tratamento de beleza, com formalização de cabeleireiros e manicures.

Imembuí Microfinanças

Outra iniciativa, que contribuiu para a criação deste cenário de formalização empreendedora na cidade, foi o aporte de recursos na Imembuí Microfinanças. Entre os anos de 2010 e 2011, a Prefeitura injetou R$ 600 mil na instituição comunitária de crédito, que já emprestou, até o início deste ano, mais de R$ 2,3 milhões ao mercado local e beneficiou aproximadamente 526 empreendedores individuais da cidade. “A Imembuí é um agente importantíssimo na formalização de novos empreendedores”, revelou o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Cezar Gehm…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Claro que se deve creditar muito destas formalizações as facilidades do gov.federal que também baixou a contribuição da previdência aos microempreendedores,e o imenbuí microf. É o velho e bom Bco do povo…….

  2. Tem como saber quantos fecharam ?
    250 formalizaçoes por mês!
    Umas 12 por dia… mais de uma por hora (3 a cada 2 horas)… bom saber que existe esta capacidade de atendimento e pessoas especializadas e rápidas em atender…
    é isto ?

  3. Caro Claudemir,

    O “número fantasticamente elevado” está nos documentos fornecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e pela Sala do Empreendedor. Só para constar, em novembro de 2011 foi publicada uma matéria no site da Prefeitura que trazia o número de 3,1 mil empreendedores formalizados até aquele período – notícia assinada por mim, inclusive, com o título “Empreendedorismo em alta: cresce o número de formalizações no município entre julho e novembro deste ano” – e reproduzida por este blog.

    Além disso, tal notícia apontava 800 cidadãos formalizados entre os meses de julho e novembro daquele ano, o que representa 200 novos empreendedores individuais por mês no município.

    Agora, se de novembro de 2011 para abril de 2012 o número de formalizações chegou a 4,3 mil, representa um acréscimo de 1,2 mil novos empreendedores formalizados em pouco menos de seis meses. E, isso significa aproximadamente 250 novas formalizações por mês, correto? Então, porque “fantasticamente elevado”?

    Ah, e para constar [2]. Você pode comprovar os números junto a Receita Federal e ao Sebrae. E, por fim, para concluir, o aumento nas formalizações de empreendedores individuais é uma tendência municipal, regional e nacional.

    Abraços e obrigado pela atenção,
    Jornalista Luiz Otávio Prates
    Prefeitura Municipal de Santa Maria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo