Por Nathália Costa / Da Assessoria de Imprensa da Sedufsm

Ocorre no próximo dia 3 de abril, quinta-feira, mais uma edição do Seminário “Universidade que queremos”. O evento ocorrerá a partir das 16h, no Auditório Wilson Aita (anexo C do Centro de Tecnologia, campus da UFSM em Santa Maria), e contará com a presença da professora Márcia Barbosa, reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), como convidada especial.
De acordo com o diretor da Sedufsm, Jadir Lemos, o seminário tem como objetivo mobilizar a comunidade universitária para refletir sobre a instituição na atualidade e projetar coletivamente a universidade que desejamos para o futuro. Jadir também pontua a relevância desse debate diante do processo eleitoral para a Reitoria da UFSM neste ano. Nesse sentido, o debate se torna um espaço para discussão de propostas e desafios que atravessam o ensino superior público.
Entre os temas centrais do evento estão políticas de acesso, como cotas e formas de ingresso, questões de gênero e acessibilidade. As condições de trabalho e saúde (física e mental) de docentes e técnicos-administrativos, além da permanência estudantil (na graduação e pós-graduação) também estão no centro da pauta, bem como o financiamento das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).
A atividade é uma iniciativa da Sedufsm organizada em parceria com a Assufsm, ATENS, Sinasefe e APG da UFSM. O seminário é aberto a toda a comunidade acadêmica e visa fomentar um debate amplo sobre os rumos da universidade e do ensino públicos e de qualidade.
Quem é Márcia Barbosa?
Márcia Cristina Bernardes Barbosa é física, reconhecida por suas contribuições à ciência e por seu compromisso com a inclusão de mulheres na área científica. Graduou-se em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), instituição onde também obteve o doutorado e ingressou como professora no Instituto de Física. Atualmente é reitora na instituição, eleita no ano passado. Sua pesquisa concentra-se nas anomalias da água, buscando compreender propriedades únicas desse líquido essencial à vida. Por seu trabalho, recebeu o Prêmio L’Oréal-UNESCO para Mulheres em Ciência em 2013.
Além de suas realizações acadêmicas, Márcia é uma defensora ativa da participação feminina nas ciências. Em reconhecimento a seus esforços, foi agraciada com a Medalha Nicholson pelo American Physical Society em 2009. Em 2020, foi mencionada pela ONU Mulheres como uma das sete cientistas que moldam o mundo e, no mesmo ano, foi eleita pela revista Forbes como uma das 20 mulheres mais influentes no Brasil. No ano de 2023, foi nomeada secretária de Políticas e Programas Estratégicos, uma das quatro pastas que fazem parte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do Governo Federal.
Márcia Barbosa também integra a Academia Brasileira de Ciências e a Academia Mundial de Ciências, além de atuar como vice-presidente do International Science Council, reforçando seu papel como líder científica em âmbito nacional e internacional.
Seminário está em sua segunda edição
A primeira edição do Seminário Universidade que queremos aconteceu em abril do ano passado e teve a participação da ex-reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Wrana Maria Panizzi, e do professor aposentado do Departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp, Renato Peixoto Dagnino. Para este ano, a Sedufsm conta com a parceria dos demais segmentos da universidade.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
Sugestivo. Pós-modernista. Não é ‘a universidade que o Brasil precisa’. Nem ‘a melhor universidade que o Brasil tem condições de ter’. É a ‘universidade que os servidores publicos do setor desejam’. ‘Mais investimento em nossos bolsos’ vai ser sugerido muitas vezes.