Cultura na Sedufsm. A União Soviética nasceu em 17, para morrer em 91. É a história. Será?
É um acontecimento à espera de um julgamento histórico. Trata-se da chamada Revolução Russa, lembrada em outubro, acontecida há 90 anos e que tem Lênin como personagem central, ao lidera-la e criar a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas – que acabou 74 anos depois.
Um tema e tanto, especialmente porque, em determinado momento, dividiu o mundo em dois. É um dos subitens, com certeza. Hein? Certeza? Não, isso ainda não existe. Ou existe? Como já deve ter percebido, sobram razões para a discussão. E ela acontecerá, entre outras oportunidades, na próxima edição do Cultura na Sedufsm, tradicional evento promovido pela Seção Sindical dos Docentes da UFSM.
O debate acontecerá na próxima segunda-feira, 8 de outubro. Saiba mais detalhes, no material enviado aos veículos de comunicação, pela assessoria de imprensa da entidade. A seguir:
Cultura na SEDUFSM faz debate
sobre os 90 anos da Revolução Russa
A edição de outubro do Cultura na SEDUFSM, que acontece na segunda, 8, a partir das 19h, no auditório do Sindicato dos Docentes da UFSM, vai lembrar a passagem dos 90 anos da Revolução Russa. O palestrante será o professor de História Contemporânea da UFRGS, Luiz Dario Teixeira Ribeiro, autor da obra História da Revolução Russa, pela editora Mercado Aberto. Ribeiro é pesquisador do NERINT (Núcleo de Estudos de Estrategia e Relações Internacionais) e do ILEA (Instituto Latino Americano de Estudos Avançados) da UFRGS. A SEDUFSM se localiza na André Marques, 665, e o projeto cultural, como já é de praxe, tem entrada franca.
Da mesma mesa participam como debatedores os professores Sérgio Prieb, do curso de Economia da UFSM e Gláucia Konrad, do curso de História da UFSM. A coordenação dos trabalhos é do professor de História da UFSM, Diorge Konrad.
A Revolução Russa é qualificada como uma série de eventos que se deram no ano de 1917. O primeiro deles, em março de daquele ano, em que foi derrubado o regime czarista (Nicolau II), substituído por uma república de cunho liberal. E, o segundo evento, em outubro, no qual o Partido Bolchevique, liderado por Vladimir Ilitch Lênin, derrubou o governo provisório e instalou um substituto, de origem socialista. Esse movimento, posteriormente, gerou a criação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). A URSS acabou em 1991.
SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui , se desejar, outras informações oriundas da assessoria de imprensa da Sedufsm.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.