SANTA MARIA. Confira o funcionamento dos serviços públicos durante as festividades de Carnaval
Prefeitura não terá atendimento ao público na segunda (3) nem na terça (4)

Por Lenon de Paula / Prefeitura de Santa Maria
A Prefeitura de Santa Maria informa a população sobre o funcionamento de serviços públicos municipais para a próxima segunda (3) e terça-feira (4), quando ocorrem as comemorações do Carnaval. O aviso vale também para a quarta-feira (5), quando também é ponto facultativo no período da manhã em razão da Quarta-Feira de Cinzas, conforme Decreto 19/2025.
Os serviços de urgência e emergência em saúde seguem mantidos. Entretanto, outros setores irão atender em regime de plantão. O Centro Administrativo não terá atendimento ao público na segunda nem na terça-feira. Já para a quarta-feira, o decreto prevê que os atendimentos ao público iniciam às 14h e se encerram às 18h. As atividades serão retomadas, em horário normal, na quinta-feira (6).
Veja as definições:
Centro Administrativo Municipal (Rua Venâncio Aires, 2.277)
- Fechado na segunda e terça-feira. O atendimento ao público será retomado na quarta-feira (5), das 14h às 18h;
Tudo Fácil (Empreendimento Vitta Center, Rua Pinheiro Machado, 2.366, Centro)
- Fechado segunda (3) e terça-feira (4). Na quarta-feira (5), o serviço atenderá das 13h às 19h;
- O agendamento dos atendimentos poderá ser realizado pelo www.rs.gov.br;
Mais informações pelo chat Atendimento RS.GOV, ou pelo tridígito 155;
Serviços de urgência e emergência
- Pronto-Atendimento Municipal (Bairro Patronato), Unidade de Pronto-Atendimento (UPA 24h), Pronto-Atendimento do Bairro Tancredo Neves (Ruben Noal) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (ambulâncias do SAMU), pelo telefone 192, funcionarão normalmente;
Unidades Básica de Saúde (UBSs) e Estratégias Saúde da Família (ESFs)
- Estarão fechadas nesta segunda (3) e terça-feira (4), retomando os atendimentos na quarta-feira (5), das 13h às 17h;
Transporte público
- Os horários podem ser consultados no site do Sistema Integrado Municipal (SIM/SM) ou no aplicativo Urmob
Guarda Municipal e Fiscalização Municipal Integrada
- Denúncias podem ser feitas pelos números 153, (55) 99217-8122, 99167-4728 e 99167-8452 (os celulares, somente via WhatsApp);
Superintendência de Trânsito
- Os agentes estarão em regime de plantão. Denúncias podem ser encaminhadas para os telefones (55) 3174-1545 (opção 1) e 153;
Restaurante Popular
- Somente na terça-feira (4) é que o local estará fechado. Na segunda (3) e na quarta-feira (5), o restaurante abrirá normalmente, das 11h30min às 13h30min;
Casas de Passagem
- Atenderão normalmente. Os endereços e telefones podem ser consultados aqui.
Recolhimento de lixo
- Coleta ocorre normalmente.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.