CulturaDestaqueEducação

HONRARIA. UFSM concede título de Doutor Honoris Causa ao grande músico das missões, Pedro Ortaça

Artista é citado como um dos “troncos missioneiros”, com Braun, Maicá e Noel

Da Agência de Notícias da UFSM / Com texto da Subdivisão de Comunicação do Centro de Artes e Letras

Na última sexta-feira (28), o Conselho Universitário (Consu) da UFSM aprovou a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao músico missioneiro Pedro Ortaça, um dos maiores representantes da cultura gaúcha. A cerimônia de outorga acontecerá no dia 10 de abril, às 16h, no Centro de Convenções da UFSM.

A proposta foi idealizada por três professores: Oscar Daniel Morales, docente aposentado do Departamento de Música da UFSM; Fabiano Vedooto Ferreira, músico e professor de geografia nos colégios Marco Polo, G10 e Antônio Alves Ramos; Giancarlo Rieger, docente de Medicina Veterinária na Faculdade Marechal Rondon. Eles contaram com o apoio de Marianita Ortaça, filha do homenageado, que ajudou a reunir detalhes da vida e obra desse ícone da tradição. O Centro de Artes e Letras (CAL) levou a proposta à apreciação do Consu, reforçando a importância do legado de Ortaça para a arte e a cultura.

Nascido no Pontão de Santa Maria (no interior do município de São Luiz Gonzaga), na região das Missões, Ortaça dedicou sua vida à música, à poesia e à defesa das tradições do Rio Grande do Sul. Como único integrante vivo dos lendários “quatro troncos missioneiros”, ao lado de Jaime Caetano Braun, Cenair Maicá e Noel Guarany, ele deu voz aos povos indígenas e aos excluídos, tornando-se um guardião das raízes culturais gaúchas.

Seu compromisso com as causas sociais vai além da música. Ortaça não apenas cantou sobre os povos indígenas, mas também atuou diretamente em sua defesa, destinando arrecadações de shows para aldeias indígenas e reivindicando melhorias para suas comunidades.

Reconhecido pelo Ministério da Cultura como Mestre da Cultura Popular Brasileira, Pedro Ortaça também recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha, maior honraria da Assembleia Legislativa do Rio Grande Sul. Agora, com o título de Doutor Honoris Causa, a UFSM reafirma seu compromisso com a valorização da cultura popular, sendo a primeira universidade do Sul do país a conceder essa honraria a um ícone da música missioneira.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo