DestaquePolítica

NAS INTERNAS. Emedebismo e sua convenção, as contradições e a inédita dobradinha do PDT, PSB…

O edital do encontro do MDB, a volta de Duda Barin, chegada dos forasteiros

Por Claudemir Pereira / Editor do Site

– Agora está oficialmente confirmado: os mais de 3 mil filiados do MDB santa-mariense estão convocados por edital (imagem acima), para a convenção municipal.

– Será no próximo dia 26, sábado, das 9 da manhã às 2 da tarde, no plenário do Palacete da Vale Machado, sede do parlamento municipal.

– Além de renovar Diretório e Delegados à convenções estadual, o edital já chama para a escolha, pelos eleitos, às 2 e 15 da tarde, da nova Executiva Municipal.

– O que não está no edital, nem poderia, são as articulações prévias ainda em andamento. E que pretendem definir a chapa única para o Diretório e, quiçá, da própria Executiva.

– Num processo que tem como líderes principais, Antonio Carlos Lemos (o atual presidente), e a participação, entre outros, de Marta Zanella e Robson Zinn, a ideia é um nome novo no comando.

– Aparentemente, porque sempre há os descontentes, o processo se encaminha para que Igor Severo, o atual tesoureiro, seja o próximo presidente. A prudência, porém, recomenda aguardar.

– De todo modo, quem está na lida política-partidária certamente pensa e age tendo em vista a eleição do próximo ano. E cada qual do seu jeito, prepara cartada em busca dos votos.

– Nesse sentido, uma das novidades que se encaminha vem do PDT. Sabe-se que política tem fila e, nesse sentido, a prioridade é de Paulo Burmann, presidente municipal.

– Como, ao que tudo indica, o ex-reitor da UFSM está abrindo mão de candidatura em 2026 (mirando em 2028?), o caminho se descortina para uma dobradinha local diferente.

– Sim, Luiz Fernando Cuozzo Lemos, o vereador da sigla, tem o caminho aberto para concorrer, como deseja, à Assembleia Legislativa.

– A novidade, segundo apurou este editor, vem no nome para a Câmara dos Deputados. Eduardo (Duda) Barin Faccin está se habilitando, ele que foi presidente da sigla há 15 anos.

– Afastado das lides partidárias por conta de sua atividade profissional, vem voltando aos poucos e é um quadro com presença regional. Bueno, será candidato? É a tendência, mas…

Luiz Fernando Cuozzo Lemos e Eduardo Barin Faccin, a dobradinha que o PDT está gestando para 2026 (Fotos Reprodução/Facebook)

– Antes, porém, talvez, de se apresentar à disputa, há uma crise de identidade política a ser resolvida pelo PDT. Afinal, qual a posição, meeesmo, do partido, com suas contradições?

– De um lado, é governo no RS, com direito a uma secretaria, a caminho de duas, na gestão tucano/emedebista. De outro, com direito a Ministério, está no governo federal.

– E em Santa Maria? Na Câmara, faz parte da chapa comandada pelo governo. Ao mesmo tempo em que seu vereador, não outro senão Cuozzo Lemos, têm visão crítica da administração.

– Enfim, não obstante a postura de centro-esquerda da maioria dos dirigentes, esvai-se em contradições justo quando sua prócer estadual, Juliana Brizola, ostenta bons índices nas pesquisas para o Piratini.

– A pergunta: qual é a tua, PDT? Qual teu lado? Sim, porque quem está em três não está em nenhum. Aí, não adiantará dobradinha diferente para concorrer a deputado. Né?

– Já o PSB, que em 2024 saiu de dois vereadores para nenhum, no parlamento municipal, também está no governo municipal, no estadual e no federal.

– Os socialistas fizeram convenção municipal em 22 de março passado e reconduziram sua direção, comandada por Celso Carvalho.

– O dirigente, questionado pelo editor, disse que “o PSB de Santa Maria está em conversas com lideranças locais para definir a estratégia para as eleições de 2026.”

– E conclui: “atualmente, ainda não há um nome definido para a candidatura a deputado estadual ou federal”. Mas “a tendência é que o partido tenha candidatos para ambas as vagas.” Então, tá.

– Para fechar: presta atenção no noticiário dos partidos. Vai notar que os forasteiros começam a se achegar a Santa Maria com mais ênfase. Tudo por um espacinho na mídia visando 2026. Cai quem quer.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. MDB devido aos pes de eucalipto praticamente deixa de existir. Sem nomes de expressão teve até que improtar o Nota de Tres Reais. Burmann não tem votos, pode se candidatar a vontade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo