
Por Claudemir Pereira / Editor do Site
– Já não se discute, nos bastidores da política gaúcha o que e o quando. Sim, é dada como certa a adesão do governador Eduardo Leite ao PSD. E a data seria 6 de maio.
– Antes disso, no dia 30, espera-se o anúncio de um novo partido, o Juntos, fruto da incorporação, pelo Podemos (que dará o número da agremiação), do PSDB (que cederá o símbolo, o tucano).
– Se nada mudar, com a fórmula escolhida, que não é a da fusão, quem está no Podemos (Tony Oliveira, por exemplo) não poderá reivindicar a saída, sem risco de expulsão e/ou perda de mandato.
– Em compensação, os tucanos, como incorporados, poderão se mandar. Ou aderir ao novo partido. Que, aliás, é a tendência pelo menos em Santa Maria.
– Daqui, salvo surpresa de última hora, tucanos vão, de mala e cuia, aderir ao Juntos. A começar pelo secretário Jorge Pozzobom e o prefeito Rodrigo Decimo.
– Também se imagina estarão na nova agremiação os atuais presidente (Guilherme Cortez) e vice (Alexandre Lima) do PSDB, assim como os três vereadores eleitos pela agremiação.
– Sim, devem seguir e virar “juntistas”, acompanhando os líderes e Eduardo Leite, também os edis Admar Pozzobom, Givago Ribeiro e Lorenzo Pichinin.

– Inclusive diferente do que essa seção já comentou, o deputado estadual Valdeci Oliveira tem amplo apoio para disputar a presidência do PT gaúcho, mas não estará sozinho na disputa.
– Com apoio do deputado Paulo Pimenta e também da corrente de Edegar Pretto, o santa-mariense é favorito, mas terá adversários. E todos conhecidos no partido.
– Devem confirmar sua inscrição até 9 de maio, prazo máximo, além de Valdeci (apoiado pelas correntes Socialismo em Construção, Construindo um novo Brasil e Avante), outros quatro nomes.
– São eles o ex-presidente Julio Quadros (Articulação de Esquerda), Sofia Cavedon (Democracia Socialista), Stela Farias (Resistência Socialista) e Thiago Braga (Movimento PT).
– Enquanto isso, no próximo sábado, 26, acontecem as convenções municipais do MDB, inclusive em Santa Maria. E, numa costura com participação de históricos militantes, um acordo se fechou.
– Em ação que teve entre seus articuladores ex-presidentes como Robson Zinn, o atual dirigente maior, Antonio Carlos Lemos, e o deputado Beto Fantinel, entre outros, está compor chapas únicas.
– Vale para o Diretório, que se quer mais “arejado” e com novas lideranças, e para a Executiva. Que, como o site publica há mais de mês, terá mesmo Igor Alves Severo, atual tesoureiro, como o presidente.
– Para fechar, uma do Progressistas (PP). O partido convive com uma divisão interna interessante e que se dá nos bastidores da agremiação.
– De um lado, veteranos, inclusive o edil de seis Legislaturas, Sérgio Cechin. De outro, líderes mais recentes, e que se vinculam ao atual presidente Pablo Pacheco e à vice-prefeita Lucia Madruga.
– Como isso vai terminar? Impossível saber. Pelo menos por enquanto.
Verba publicitaria do paço municipal rende. Possochato em foto de novo.
corrigindo Ary Vanazzy foi Prefeito de São Leopoldo por 16 anos.
Lembrando que o candidato à Presidente Estadual do PT Jornalista Julio Quadros também é de Santa Maria. E já foi Presidente Estadual, quando Olivio Dutra foi eleito Governador. E também foi Deputado Estadual. Hoje Julio Quadros é membro do Diretório Nacional e Diretor da Trensub. Júlio Quadros é da tendência Articulação de Esquerda e tem apoio do Deputado Federal Dionilso Marcon e do ex-Presidente da Associação Nacional de Prefeito, Ary Vanazzy, que foi Prefeito de Porto Alegre e também da então Secretária Estadual de Educação do Governo Olivio Dutra, Lucia Camini e da ex-deputada estadual Ana Affonso.