DestaquePolítica

NAS INTERNAS. Os adversários ‘da casa’ de Valdeci, Leite e os futuros ex-tucanos, a decisão do MDB/SM

Igor Severo vai liderar emedebismo, Pozzobom e companhia no rumo do PSD

Pozzobom, ex-prefeito e agora secretário, deve seguir Leite na empreitada chamada PSD (Foto Maurício Tonetto/Secom/Arquivo)

Por Claudemir Pereira / Editor do Site

– Já não se discute, nos bastidores da política gaúcha o que e o quando. Sim, é dada como certa a adesão do governador Eduardo Leite ao PSD. E a data seria 6 de maio.

– Antes disso, no dia 30, espera-se o anúncio de um novo partido, o Juntos, fruto da incorporação, pelo Podemos (que dará o número da agremiação), do PSDB (que cederá o símbolo, o tucano).

– Se nada mudar, com a fórmula escolhida, que não é a da fusão, quem está no Podemos (Tony Oliveira, por exemplo) não poderá reivindicar a saída, sem risco de expulsão e/ou perda de mandato.

– Em compensação, os tucanos, como incorporados, poderão se mandar. Ou aderir ao novo partido. Que, aliás, é a tendência pelo menos em Santa Maria.

– Daqui, salvo surpresa de última hora, tucanos vão, de mala e cuia, aderir ao Juntos. A começar pelo secretário Jorge Pozzobom e o prefeito Rodrigo Decimo.

– Também se imagina estarão na nova agremiação os atuais presidente (Guilherme Cortez) e vice (Alexandre Lima) do PSDB, assim como os três vereadores eleitos pela agremiação.

– Sim, devem seguir e virar “juntistas”, acompanhando os líderes e Eduardo Leite, também os edis Admar Pozzobom, Givago Ribeiro e Lorenzo Pichinin.

Valdeci Oliveira tem o apoio de Paulo Pimenta, na disputa interna pela presidência do PT do Rio Grande do Sul (Foto Reprodução)

– Inclusive diferente do que essa seção já comentou, o deputado estadual Valdeci Oliveira tem amplo apoio para disputar a presidência do PT gaúcho, mas não estará sozinho na disputa.

– Com apoio do deputado Paulo Pimenta e também da corrente de Edegar Pretto, o santa-mariense é favorito, mas terá adversários. E todos conhecidos no partido.

– Devem confirmar sua inscrição até 9 de maio, prazo máximo, além de Valdeci (apoiado pelas correntes Socialismo em Construção, Construindo um novo Brasil e Avante), outros quatro nomes.

– São eles o ex-presidente Julio Quadros (Articulação de Esquerda), Sofia Cavedon (Democracia Socialista), Stela Farias (Resistência Socialista) e Thiago Braga (Movimento PT).

– Enquanto isso, no próximo sábado, 26, acontecem as convenções municipais do MDB, inclusive em Santa Maria. E, numa costura com participação de históricos militantes, um acordo se fechou.

– Em ação que teve entre seus articuladores ex-presidentes como Robson Zinn, o atual dirigente maior, Antonio Carlos Lemos, e o deputado Beto Fantinel, entre outros, está compor chapas únicas.

– Vale para o Diretório, que se quer mais “arejado” e com novas lideranças, e para a Executiva. Que, como o site publica há mais de mês, terá mesmo Igor Alves Severo, atual tesoureiro, como o presidente.

– Para fechar, uma do Progressistas (PP). O partido convive com uma divisão interna interessante e que se dá nos bastidores da agremiação.

– De um lado, veteranos, inclusive o edil de seis Legislaturas, Sérgio Cechin. De outro, líderes mais recentes, e que se vinculam ao atual presidente Pablo Pacheco e à vice-prefeita Lucia Madruga.

– Como isso vai terminar? Impossível saber. Pelo menos por enquanto.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Lembrando que o candidato à Presidente Estadual do PT Jornalista Julio Quadros também é de Santa Maria. E já foi Presidente Estadual, quando Olivio Dutra foi eleito Governador. E também foi Deputado Estadual. Hoje Julio Quadros é membro do Diretório Nacional e Diretor da Trensub. Júlio Quadros é da tendência Articulação de Esquerda e tem apoio do Deputado Federal Dionilso Marcon e do ex-Presidente da Associação Nacional de Prefeito, Ary Vanazzy, que foi Prefeito de Porto Alegre e também da então Secretária Estadual de Educação do Governo Olivio Dutra, Lucia Camini e da ex-deputada estadual Ana Affonso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo