SINDICATO. Apenas uma chapa inscrita para dirigir os Municipários. Saiba quem são Presidente e Vice
Edital convoca eleição sindical para 8 de maio. Somente um grupo concorre

Por Claudemir Pereira / Editor do Site
Com edital publicado no jornal Correio do Povo, da capital, em 8 de abril passado, estão convocadas as eleições para renovação da diretoria do Sindicato dos Municipários de Santa Maria.
O documento, assinado pelo atual presidente da entidade, Renato Costa, também fixa em quatro dias o prazo (a partir da publicação do edital) para a apresentação de chapas. Isso significa o passado dia 12 de abril. Já o pleito propriamente dito está marcado para 8 de maio.
Conforme informação de Costa, procurado pelo site na tarde desta quarta-feira, apenas uma chapa se inscreveu. Ela tem como candidata a presidente Vivian Serpa, da secretaria da Saúde, e como vice Ewerton Penna, da pasta de Meio Ambiente.
Com um jornal de grande circulação na cidade como o “Diário de Santa Maria” publicaram o edital no “Correio do Povo”. Não foi mencionada na assembleia convocada pelo sindicato, em 27/03/25, e que reuniu um grande número de servidores, uma única palavra sobre o tal edital que seria publicado no dia 08/04/25. Nada sobre o edital foi mencionada no próprio grupo de whatsapp do sindicato que conta com aproximadamente 500 servidores integrantes. Até uma criança percebe a intenção do sindicato de “tornar público o edital” para os servidores.
esse sindicato tem ramificações com um outro por aí. dum certo ” frei chico”…
Um vergonha! Tudo irregular! O Sindicato consta como CANCELADO no Ministério do Trabalho e Emprego. Tem muita coisa estranha!
Com o Diário de Santa Maria e um grupo no WhatsApp com mais de 500 servidores, publicaram o edital no Correio do Povo!…além disso, só foi os servidores começarem a falar em criar um novo sindicato que o grupo do WhatsApp foi restringido.
É vergonhoso uma diretoria irregular se nomear representante de municiparios, com manobras na surdina , a exemplo desta. Sou sindicalizada e não recebi NENHUMA convocação de assembleia para prestação de contas, nenhuma divulgação de edital, não houve convocação em ampla divulgação no grupo de whatsapp com número expressivo de municiparios, o qual está BLOQUEADO para manifestação de participantes. Há um cadastro prévio para tornar-se sindicalizado, pra que? Além da situação ilegítima e irregular da diretoria a partir das divulgação de documentos públicos em que NAO houve manifestação nenhuma da atual diretoria.
Estamos em meio a uma crise por conta da tal reforma da previdência… sem saber exatamente o que vamos perder. Porém, nesse caldeirão, nós servidores descobrimos que o Sindicato, junto ao MTE está com situação cancelada/ inativa. Então, como depender do apoio do Sindicato para sermos combativos, e vistos, se nem o sindicato está regularizado para nos representar??
Tempos difíceis…
Só eles sabiam da publicação Edital. Quem assina o correio do povo para ter acesso a este edital? Porque não publicaram no Diário de Santa Maria?
Pois é, só que os candidatos esqueceram de dizer que fazem parte da chapa atual do Sr Renato, por isso só eles sabiam das eleições e só eles se candidataram
o estranho é que o Ministério do Trabalho CANCELOU os registros de diversos sindicatos pelo Brasil, por irregularidades nos seus registros, inclusive o Sindicato citado na matéria. Ou seja. se o sindicato tá CANCELADO, como ele pode representar uma categoria? Se ele não existe, e a notificação do MTE é um registro público, como pode fazer eleição pra representar nós servidores? Aliás, esses servidores que estão a serviço do sindicato CANCELADO, não deveriam ter retornado aos seus postos de trabalho? A administração municipal não exigiu o retorno deles porque?
Tem muita coisa estranha, mas a grande verdade é que o Sindicato dos Municipários está cancelado e não pode representar nossa categoria.