Dia das Mães 2025 – por Elen Biguelini

Este domingo é novamente uma ocasião festiva. Hoje celebramos aquelas que nos trouxeram ao mundo, que nos educaram e nos deram de tudo e do melhor.
Neste dia das mães, lembremos também as avós e bisavós que vieram antes de nós, que com sua força e coragem construíram um mundo melhor para seus filhos e netos. Das mães postiças, cuidadoras e adotivas. Das avós e tias que assumem seus netos e sobrinhos, dos pais que são também mãe.
Celebramos assim todas aquelas que nos antecederam, que formaram nosso caráter e nos deram voz.
Em inglês, há um ditado que diz que é preciso de uma vila para educar uma criança. Mas muitas mães carregam este fardo sozinhas, sem auxílio algum. Celebremos também estas guerreiras, que batalham pelo sustento de seus filhos, que tem dois empregos para poder pagar a creche, ou que se desdobram em mil para poder fazer uma festinha de aniversários dos sonhos do filho.
Que tenham um dia repleto de alegria, envolto em filhos e netos, com festividades e brincadeiras, presentes e declamações. Feliz Dia das Mães!
(*) Elen Biguelini é doutora em História (Universidade de Coimbra, 2017) e Mestre em Estudos Feministas (Universidade de Coimbra, 2012), tendo como foco a pesquisa na história das mulheres e da autoria feminina durante o século XIX. Ela escreve semanalmente aos domingos, no Site.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.