DestaqueEsporte

FUTEBOL AMERICANO. Fim da hegemonia de títulos: SM Soldiers cai para o Bravos e é vice do Gauchão

Soldados foram derrotados pelo time de Porto Alegre por 14 a 6, neste sábado

Equipe da cidade (de branco e verde, à esquerda) enfrentou os representantes de Porto Alegre na cidade de Igrejinha (Foto Reprodução)

Por Pedro Pereira

O sonho do eneacampeonato estadual ficou para 2026. Na tarde deste sábado (18), o Santa Maria Soldiers disputou a grande final do Campeonato Gaúcho de Futebol Americano e foi derrotado pelo Bravos FA, de Porto Alegre, por 14 a 6, no Sítio Beira Rio, em Igrejinha. Esta foi a primeira vez que uma equipe diferente do “Exército” conquistou o título do Rio Grande do Sul desde 2015, quando o Juventude FA, de Caxias do Sul, foi coroado vencedor.

Os Soldados voltam aos gramados ainda em 2025, mas sem data definida até o momento. O próximo compromisso do time é a competição nacional da modalidade que, neste ano, terá uma diferença. Nas últimas temporadas, os santa-marienses fizeram parte da Liga Brasileira de Futebol Americano (BFA), torneio organizado pela Associação de Clubes de Futebol Americano (ACFA).

A entidade é diferente da Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), que promovia o Campeonato Brasileiro de Futebol Americano. No mês de fevereiro, a CBFA anunciou a unificação dos dois certames com o objetivo de juntar os esforços para desenvolver o esporte no país. Entretanto, mais detalhes ainda não foram divulgados.

O jogo

O Bravos foi o primeiro a pontuar no “Gaúcho Bowl”, nome dado à grande final do Campeonato Gaúcho de Futebol Americano, ainda no segundo quarto, com um touchdown (6 pontos) e a conversão do extra point (1 ponto). Na volta do intervalo, no terceiro quarto, os Soldados marcaram um touchdown com um passe do quarterback Maurício Faé para o wide receiver Nicolas Pippi dentro da endzone.

Porém, a equipe de Santa Maria não conseguiu garantir seu extra point, deixando o placar em 7 a 6 para os porto-alegrenses. Nos dois últimos minutos de partida, os representantes da capital confirmaram mais um touchdown, assinalaram mais um extra point e se consagraram os campeões do Rio Grande do Sul de 2025.

Além desta ser a primeira vez que o Soldiers não vence o título do Gauchão desde 2015, o time da cidade não era derrotado por um adversário do Estado desde 2016. No dia 23 de abril daquele ano, o “Exército” perdeu para o extinto Santa Cruz Chacais, por 20 a 10, no duelo final pela fase de grupos, no Estádio Presidente Vargas.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo