DestaqueSanta Maria

CIDADE. Confira as consequências das chuvas em SM: gente, escolas e unidades de saúde afetadas…

Vias foram interditadas. Reunião interinstitucional da Prefeitura alinha respostas

Por Lenon de Paula (com fotos de Samuel Marques) / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Somando esforços em prol da preservação de vidas frente ao forte volume de chuvas que atinge o Município, a Prefeitura de Santa Maria realizou, na manhã desta terça-feira (17), uma reunião interinstitucional para alinhar estratégias de resposta aos eventos climáticos. A reunião foi liderada pelo prefeito Rodrigo Decimo e ocorreu na Sala de Comando e Controle do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

“Estamos acompanhando desde cedo os impactos da chuva em Santa Maria. Nossa prioridade é preservar vidas e dar amparo a quem precisar. Num segundo momento, vamos mensurar os reflexos e danos. Não mediremos esforços para dar a devida assistência a todos que necessitarem”, considera o prefeito Rodrigo Decimo.

Em reunião interinstitucional, Prefeitura alinha estratégias de resposta às fortes chuvas

O encontro contou com a presença dos secretários de Município e tratou das medidas emergenciais para mitigar os impactos das chuvas. Conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), entre as 20h de segunda-feira (16) e as 10h desta terça-feira (17), foram registrados 147 mm de chuva em Santa Maria. As previsões apontam que as chuvas devem continuar nesta quarta-feira (18) e quinta-feira (19).

Orientação

Pessoas que tiveram danos devido à chuva e precisam registrar ocorrências devem procurar atendimento no Centro Administrativo Municipal, na Rua Venâncio Aires, 2277, térreo, junto à Secretaria de Resiliência Climática e Relações Comunitárias. O atendimento ao público ocorre até as 17h.

Frentes de trabalho

Equipes da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade atuam para mitigar os impactos nas vias urbanas e distritais, com diversas frentes de trabalho para a coleta de resíduos sólidos, limpeza na drenagem pluvial para desobstruir bueiros, e medidas temporárias para retomar a trafegabilidade nas vias afetadas.

Chuvas

Até a manhã desta terça-feira (17), a Defesa Civil Municipal contabilizou cerca de 60 ocorrências atendidas, sendo a maioria por alagamentos (44). 56 famílias (178 pessoas) foram atingidas pelas chuvas. Destas, 24 (84 pessoas) ficaram desalojadas (abrigadas em casa de amigos ou familiares) e duas famílias (6 pessoas) estão desabrigadas e acolhidas em abrigo estruturado no Centro Desportivo Municipal. Os números podem ser atualizados ao longo dos próximos dias. Não há registro de feridos.

As ocorrências foram registradas nos bairros Pinheiro Machado, Juscelino Kubitschek, Caturrita, Nova Santa Marta, Noal, Divina Providência, Itararé, Lorenzi, Passo das Tropas, Nossa Senhora das Dores, Pé de Plátano, Renascença, São José, Tancredo Neves, Urlândia, Passo D´Areia, Nossa Senhora do Rosário, Campestre do Menino Deus, Camobi, Nossa Senhora Medianeira, e São João.

Unidades de Saúde sem funcionamento ou com funcionamento parcial

ESF Oneide de Carvalho (Lorenzi); UBS Itararé (Itararé); ESF Vitor Hoffmann (Vila Rossi); ESF Kennedy (Salgado Filho); ESF Santos (Urlândia), ESF Roberto Binato (Juscelino Kubitschek)

Escolas municipais com atividades parcialmente afetadas ou aulas suspensas

EMEF Vicente Farencena (Camobi); EMEF Hylda Vasconcellos (Campestre); EMEF Irineo Antolini (distrito do Passo do Verde); EMEF Pedro Kunz (Passo da Tropas); EMEF Santa Flora (distrito de Santa Flora); EMEI Darcy Vargas (Rosário); EMEI Angela Tomazetti e EMEF Ione Parcianello (ambas na Tomazetti), EMEF Altina Teixeira (Juscelino Kubitschek). A orientação é que os pais ou responsáveis entrem em contato com cada escola para verificar o andamento das atividades letivas.

Vias e estradas interditadas ou com bloqueios

Rua Vereador Antônio Dias (Bairro Campestre do Menino Deus)
Ponte da Estrada Fontoura Ilha, Vila Schirmer (Bairro João Goulart)
Vila Ipiranga, Distrito de Pains
Estrada de Três Barras, Distrito Arroio Grande (todas as pontes)
Ponte no Corredor dos Borin, Distrito Santo Antão
Estrada Passo do Raimundo e Estrada da Picadinha, Distrito  São Valentim
Estrada Geral de Santa Flora, Distrito Santa Flora
Ponte das Druzianas e Ponte dos Banhados, Distrito Santa Flora
Estrada Geral de Arroio do Só, Distrito Arroio do Só
Ponte da Estrada do Passo da Ferreira, Distrito Boca do Monte

Contatos

Defesa Civil de Santa Maria
• 153 | (55) 99110-7940

Corpo de Bombeiros Militar
• 193 | (55) 98454-5968 (WhatsApp)

Brigada Militar
• 190 | (55) 99939-0190 (WhatsApp)

Samu
• 192 | (51) 33200-100 | (51) 33220-192 | (55) 3307-9737
• Aplicativo Chamar 192 – Samu: https://www.rs.gov.br/carta-de-servicos/servicos?servico=1057

Ciosp
• 153 | (55) 99217-8122 (WhatsApp) | (55) 99167-4728 (WhatsApp) | (55) 99167-8452 (WhatsApp)

Polícia Rodoviária Estadual
• (55) 3225-1009

Polícia Rodoviária Federal
• 191

Acesse o guia “Como agir em caso de desastres naturais”

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo