Salário.Mínimo Regional tem reajuste de 7,1%. Proposta aprovada na AL é superior à do governo
Nem a proposta inicial do governo, 5,92%; nem a pretendida pelos líderes sindicais dos trabalhadores, 12%. O Piso Mínimo Regional, aprovado nesta terça-feira pela Assembléia Legislativa – valendo retroativamente desde 1° de maio – ficou em 7,1%, depois de uma tarde de muitas negociações no parlamento estadual.
Ao final, foram 31 votos favoráveis, dados num plenário cheio (foto) e galerias movimentadas. Sobre a sessão e mais detalhes acerca do projeto aprovado, acompanhe material produzido pela Agência de Notícias do Legislativo. O texto é de Neiva Alves, com foto de Marco Couto. Confira:
Piso terá reajuste de 7,1% no Rio Grande do Sul
A votação do PL 67/2009, que reajusta o salário mínimo regional no Estado mobilizou lideranças sindicais representantes dos trabalhadores e dos empresários, que vieram até a Assembléia Legislativa para acompanhar a votação, lotando as galerias. Por 31 votos foi aprovado o reajuste de 7,1% para as quatro categorias salariais que compõem o Piso Mínimo Regional. A emenda nº 9 ao projeto do governo, que oferecia um reajuste de 5,92%, foi apresentada pelo deputado Pedro Westphalen (PP) e outros cinco parlamentares.
O presidente da Federação dos Comerciários do Rui Grande do Sul e da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil-CTB, Guiomar Vidor não ficou satisfeito com o reajuste. Ele disse que a economia do Estado tem condições de sustentar um reajuste maior. Reajustando o poder de compra do assalariado, geramos mais consumo e o consumo gera mais empregos contabilizou.
Já a Federação do Comércio – Fecomércio defendia o percentual de 5,92% proposto pelo governo. Segundo Renato Faria, vice-presidente, já traz um aumento real acima da inflação. Ele disse que não tem como repassar índice maior, sob pena de demissões e queda…
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência de Notícias da Assembléia Legislativa.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.