Da Agência de Notícias da UFSM / Com foto de Divulgação

O campus da UFSM Santa Maria se prepara para receber, nesta terça-feira, 3 de junho, a 7ª edição da Festa Literária de Santa Maria (FLISM). O evento, organizado pelo Centro de Artes e Letras (CAL), acontece entre os dias 3 e 6 de junho no Teatro Caixa Preta, de forma gratuita. Os interessados em receber certificados de participação no evento devem realizar a inscrição por meio do formulário.
De acordo com a professora Raquel Trentin, uma das organizadoras do evento, a ação busca trazer a Santa Maria uma Festa voltada à leitura e à reflexão sobre a arte da ficção. “A FLISM vem com o intuito de demarcar esse espaço e energizar ainda mais a cena cultural da cidade, recebendo autores(as), editores(as) e leitores(as) para discutir as várias vertentes da literatura contemporânea e clássica”, ressalta.
Esta edição da FLISM trará ao público autores dedicados ao pensamento contemporâneo, abordando questões raciais, heranças coloniais, educação popular, desigualdade social e relação entre a humanidade e o meio ambiente. Entre os destaques, estão Maria Valéria Rezende, Ana Maria Gonçalves, Veronica Stigger e José Falero. A feira promoverá sessões com temáticas variadas, perpassando as literaturas estrangeira, brasileira, gaúcha e santa-mariense. Além disso, haverá atividades sobre produção do cinema e de histórias em quadrinhos em Santa Maria.
“Não é de hoje que Santa Maria é conhecida como polo de produção cultural e artística. Também é referência estadual e nacional na produção acadêmica, em especial pelo renome da UFSM. A FLISM é um evento com cara de festa, gratuito e aberto ao público, centrado na discussão de diversos gêneros literários, de leitura e da escrita. Assim como outras festas literárias do país, queremos trazer para a cidade escritores e escritoras em destaque no cenário atual, assim como divulgar a produção local e regional”, enfatiza Raquel.
A 7ª Festa Literária de Santa Maria conta com o apoio da Universidade Federal de Santa Maria, da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e do Centro de Artes e Letras (CAL). A realização é de estudantes e docentes da UFSM.
PROGRAMAÇÃO DA 7ª FLISM
Local: Teatro Caixa Preta
Terça (3)
18h30 – Abertura
19h – Ana Maria Gonçalves: o Brasil escrito em corpos negros
20h30 – Sessão de autógrafos
Quarta (4)
14h – Os 120 anos de Érico Veríssimo
15h – Os romances de Virginia Woolf: a batalha
16h30 – Cinema em Santa Maria
17h30 – Oficinas de leitura
19h – Veronica Stigger: uma estética do estranhamento e do impacto
20h30 – Sessão de autógrafos
Quinta (5)
14h – Literatura, censura e resistência
15h – Trabalho e quadrinhos: configurações possíveis
16h30 – Escritoras latino-americanas no século XIX
19h – Maria Valéria Rezende: história, memória e resistência na literatura
Sexta (6)
14h – Agência de detetives Guanabara Real e os mistérios da Escrita Coletiva
15h – Harry Potter e o enfeitiçamento do público
16h30 – José Falero: mas em que mundo tu escreves?
17h – Sessão de autógrafos
18h30 – Arraiá do Caixa
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.