DestaqueEsporte

VOLEIBOL. Equipes da UFSM disputam em Santa Maria os Jogos Universitários Gaúchos neste sábado

Campeões garantem vaga nos “JUBs”, que acontecem em outubro, em Natal

Por Pedro Pereira

Time masculino da Federal entra em quadra no CDM de olho em defender o título de 2024 (Foto Luiza Mielke/Voleibol UFSM/Arquivo)

Neste sábado (5), Santa Maria recebe os Jogos Universitários Gaúchos (JUGs) de Voleibol. Com os times da UFSM representando a cidade, as partidas acontecem nos ginásios do Centro de Educação Física e Desportos, no campus de Camobi, no naipe feminino, e no Centro Desportivo Municipal, no masculino. Os guris entram em quadra para defender o título. Nas duas categorias, os confrontos iniciam a partir das 8h30min e têm entrada gratuita.

Feminino

As gurias da Federal, atuais vice-campeãs e comandadas por Nathália Trindade, estão na chave B ao lado da AMF, de Restinga Sêca, e da Unisinos, de São Leopoldo. Na chave A: UPF, de Passo Fundo, que venceu em 2024; UFFS, de Cerro Largo; e Unipampa, de Uruguaiana. Na chave C: Feevale, de Campo Bom; UFPel, de Pelotas; UFRGS, de Porto Alegre; e UFCSPA, também da capital do Rio Grande do Sul.

As equipes se enfrentam dentro dos grupos no modelo “todos contra todos”, em melhores de três sets – ou seja, o time que vencer dois sets vence -, e avançam às semifinais os líderes e o melhor segundo colocado geral. O chaveamento do mata-mata será em “cruzamento olímpico”.

O esquadrão da UFSM estreia diante da Unisinos logo após o fim do confronto de abertura entre UPF e Unipampa. Ganhando ou perdendo, as santa-marienses entram em quadra novamente ao longo do dia contra a AMF, sem horário aproximado definido. Todos os jogos do naipe feminino serão nos ginásios do Centro de Educação Física e Desportos.

Masculino

O time masculino da Federal é comandado por Camilla Nunes e foi alocado na chave A ao lado da UFRGS e da UFFS. Na chave B: Feevale, Unipampa e, de Porto Alegre, a Sogipa. Na chave C: Unisinos, UFPel, UFCSPA e AMF. A fórmula de disputa é a mesma que a das gurias: “todos contra todos” em melhores de três sets com os líderes e o melhor segundo colocado geral avançando às semifinais, que serão definidas a partir de um “cruzamento olímpico”.

Os representantes de Santa Maria iniciam a briga pelo bicampeonato dos JUGs já na partida que abre a competição, contra a UFFS. Derrotado ou não, a equipe volta à quadra para enfrentar a UFRGS, sem horário aproximado determinado.

JUGs

Os Jogos Universitários Gaúchos são competições disputadas por equipes formadas exclusivamente por atletas estudantes de instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul. Os campeões garantem vaga nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) ainda deste ano, que acontecem entre 5 a 19 de outubro, em Natal, no Rio Grande do Norte.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo