
Por Maiquel Rosauro
A base governista na Câmara Municipal de Santa Maria esteve reunida, na terça-feira (7), e não poupou críticas ao governo de Rodrigo Decimo (PSD). As principais queixas recaíram sobre a comunicação do governo e o “sumiço” de algumas lideranças da Administração Municipal.
Conforme o Site apurou, os vereadores entendem que falta uma comunicação efetiva e convincente ao prefeito. Um ponto citado foi a questão da Reforma Previdenciária dos servidores municipais.
Há o entendimento de que falta transparência do governo ao tratar da previdência. Os vereadores avaliam que o projeto – que ainda não foi protocolado na Casa – não receberá sequer um voto favorável.
Os parlamentares também criticaram o fato de que a titular da Comunicação – Tânia Moreira – não despacharia diariamente na secretaria. Tal situação teria provocado um descontentamento geral na base.
Outro ponto abordado é que falta uma assessoria política para orientar Decimo. O objetivo seria fazer com o que o prefeito reagisse de forma mais assertiva quando necessário.
A base governista também reclama do “sumiço” de alguns secretários, o que inclui a vice-prefeita Lúcia Madruga (PP).
Ao que parece, a audiência pública sobre a Reforma da Previdência realizada semana passada, com a Câmara superlotada, segue gerando barulho. Ficou evidente para os vereadores governistas que o governo – embora bem-intencionado – não está sabendo se comunicar com os servidores.
Além disso, pegou mal a ausência da secretária de Educação, Gisele Bauer; do secretário da Fazenda, Luiz Carlos de Oliveira; e de Lúcia Madruga, representante da educação, na audiência pública. Apenas o procurador-geral Guilherme Cortez e a secretária de Gestão de Pessoas, Solaine Massierer, compareceram para defender o governo.
A impressão que ficou é de que, enquanto os servidores se mobilizaram em massa para debater o assunto, a gestão municipal pouco se importou em levar seus principais líderes para ouvir a categoria.
Uma decisão tomada pela base será fazer uma reunião a portas fechadas com Decimo e Lúcia, sem a presença de intermediários. Mais transparência em relação à Reforma da Previdência, uma pressão no secretariado e mudanças na comunicação estarão na lista de reclamações dos vereadores.






Governo ta ruin