
Por Joyce Noronha (Com foto de Samuel Marques) / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Muitos abraços e sorrisos foram registrados na manhã desta segunda-feira (6) na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Boca do Monte, no distrito de mesmo nome, durante a volta das atividades letivas na sede da instituição de ensino, que fica dentro da área da antiga Fepagro. Além da recepção das crianças, pais e responsáveis se reuniram com o prefeito Rodrigo Decimo, secretários municipais e equipe diretiva para debater o plano de segurança feito à EMEI.
“Agradeço a todos vocês por estarem hoje aqui conosco e por nos acompanhar durante todo o processo. Ouvir vocês é muito importante para nós. Reforço que todas as decisões tomadas durante esse período, desde a retirada das crianças da sede da EMEI Boca do Monte até o retorno, foram tomadas pensando no melhor para os pequenos e toda a comunidade escolar”, salientou o chefe do Executivo Municipal.
A secretária de Educação, Gisele Bauer, fortaleceu o pensamento do prefeito e destacou que a pasta municipal sempre tem como o foco o melhor para a cada escola da Rede Municipal de Ensino (RME).
“A situação que vivemos aqui é atípica, uma ocupação indígena próxima à escola. Inicialmente não sabíamos como essa convivência poderia se dar. Após alguns meses, todos nós entendemos que o retorno das crianças à sede era a melhor opção, e hoje estamos aqui, de volta ao lar. Sei que os pais e responsáveis têm dúvidas sobre o plano de segurança e vamos esclarecer todos os pontos a vocês. Mas tenham certeza, que as crianças estão bem na escola”, pontuou Gisele.
Em seguida, Decimo e a secretária responderam às perguntas dos presentes. Eles estavam acompanhados dos secretários de Segurança e Ordem Pública, Getúlio de Vargas; de Desenvolvimento Rural, Marcelo Dalla Corte; do superintendente da Guarda Municipal, Santo Cordeiro; da superintendente do Setor Pedagógico da Secretaria de Educação, Carine Binsfeld; da diretora da EMEI, Carina de Souza; e da coordenadora pedagógica, Daiane Lanes de Souza.
Entre as principais medidas de segurança estão o cercamento da escola, que agora tem portão próprio, contratação de vigilância privada e rondas frequentes da Guarda Municipal. Como as demais escolas da Rede Municipal de Ensino, a EMEI Boca do Monte também conta com o botão do pânico, além de câmeras com acesso do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
ENTENDA
Em 15 de julho, por precaução, os alunos da EMEI Boca do Monte foram retirados da escola devido a uma ocupação indígena na área da antiga Fepagro, local onde também funciona a instituição de ensino. As atividades letivas foram suspensas. Em agosto, as cerca de 80 crianças passaram a ser atendidas em duas salas da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Almiro Beltrame, no mesmo distrito.
Ao longo dos meses, representantes da Prefeitura fizeram reuniões com a comunidade escolar para debater os seguintes passos. Foi em um encontro no dia 16 de setembro, no Clube Concórdia, em Boca do Monte, que pais e responsáveis votaram pelo retorno das crianças à sede original da escola, dentro da área da antiga Fepagro, com reforço na segurança da instituição de ensino.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.






ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.