Por Pedro Pereira

O time masculino de handebol da UFSM coloca o Rio Grande do Sul na segunda divisão dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) de 2026. Na última semana, os guris da Federal estiveram em Natal, no Rio Grande do Norte, e após cinco partidas, garantiram a medalha de prata da terceira divisão da competição nacional.
A caminhada da equipe iniciou com uma derrota por 29 a 27 para a Uninassau, do Rio de Janeiro. Na sequência, duas vitórias para fechar a fase inicial – 41 a 25 sobre a UFERSA, do Rio Grande do Norte, e 45 a 23 em cima da UFS, do Sergipe -, além de um 29 a 26 contra a FACEIB, do Mato Grosso, nas semifinais.
Na grande final, o time da UFSM foi derrotada novamente pela fluminense Uninassau, desta vez por 35 a 28. Os representantes da Universidade foram os únicos de uma universidade pública do país a conquistar medalhas no handebol dos JUBs em duas temporadas seguidas. Em 2024, o esquadrão já havia finalizado com o “bronze” da terceira divisão estadual e, como sobem apenas os finalistas, ficou sem o acesso.






ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.