ROLIM NA CÂMARA. Democracia e transparência. O que uma têm a ver com a outra?
Este sítio proporciona a oportunidade, aos que desejarem, de ter a íntegra da palestra feita ontem pelo jornalista Marcos Rolim (ex-vereador e ex-deputado, hoje, entre outras tarefas, na assessoria de comunicação do Tribunal de Contas do Estado).
Rolim esteve ontem em Santa Maria. Aqui participou da Semana da Câmara. O relato do encontro você tem a seguir, no texto de Beto São Pedro, da assessoria de imprensa do Legislativo da comuna. A foto é de Murilo Matias. Confira:
“Em sua palestra, Rolim diz que questão da transparência passa pela discussão da concepção de democracia
Segundo o ex-vereador santa-mariense, ex-deputado estadual e federal e atual diretor de comunicação do Tribunal de Constas do Estado, Marcos Rolim, não há como tratar a questão da transparência na gestão pública fora do contexto democrático e do efetivo compromisso com a democracia. Razão pela qual a discussão do tema deve se reportar, de imediato, à questão da concepção moderna do Estado Democrático de Direito. Marcos Rolim esteve em Santa Maria na tarde da quarta-feira (05) para uma palestra sobre transparência na gestão pública, atividade dentro da programação da Semana da Câmara 2010.
Nas diferentes formas de regimes totalitários, segundo o ex-vereador santa-mariense, o controle e a manipulação das informações são necessários, porque “os abusos praticados contra a liberdade nunca aparecem em suas próprias vestimentas”. Naqueles regimes “o Poder se legitima pela farsa, visto que a força – em si mesma – pode instaurar o medo, mas nunca obter a adesão que só pode ser oferecida pelo respeito”. Logo, sob a égide de um regime não democrático não há como se pensar em gestão pública transparente.
Por outro lado, o conceito de democracia como ‘o governo da maioria’ também se revela insuficiente para a discussão da questão, pois, se assim entendida, ela guardaria pouca relação com sua substância e abre a “possibilidade de uma negação absoluta do próprio ideal democrático”. Para sustentar sua afirmação, Rolim lembrou que “Hitler chegou ao poder na Alemanha em um processo democrático-eleitoral e contou, especialmente nos primeiros anos do seu governo, com o apoio entusiasta da maioria da população…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
CONFIRA CONFIRA AQUI A VERSÃO EM WORD, DA ÍNTEGRA DA PALESTRA DE ROLIM
SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.