Semana passada, os deputados, ao analisar a Medida Provisória que aumentou os benefícios dos aposentados e pensionistas da Previdência em 6,14%, decidiu ampliar o índice para 7,71% – contra a vontade do Governo, que até admitia um reajuste, desde que não passasse de 7%. Aliás, ministros vieram a público dizer que aconselharão Lula a vetar a novidade imposta pelos deputados.
Não se sabe, a rigor, o que o Presidente fará. Nem ele, cá entre nós, que foi cauteloso quando perguntado, dirá agora. Não precisa. Inclusive porque, antes, o projeto terá que ser analisado outra vez pelo Senado. José Sarney, que preside aquela Casa do Congresso, expressou o desejo de apreciar e votar logo a proposta. Porém, ah, porém… Antes terá que destrancar a pauta, com Medidas Provisórias à espera de manifestação dos senadores.
Para sabe mais da posição de Sarney, e outros detalhes, acompanhe material produzido pela Agência Senado. O texto é de Sílvia Gomide, com foto de Jane Araújo. Confira:
“Votar reajuste dos aposentados é ‘vontade geral’, afirma Sarney
É “vontade geral” no Senado votar o mais rapidamente possível o reajuste de 7,72% para as aposentadorias acima de um salário mínimo, afirmou nesta sexta-feira (7) o presidente do Senado, José Sarney. O reajuste foi aprovado na terça-feira (4) pela Câmara dos Deputados. Sarney ressaltou, porém, que há um problema regimental, uma vez que a pauta de votações do Senado está trancada por medidas provisórias (MPs) e projetos que regulamentam a exploração do petróleo no pré-sal.
– Só podemos fazer a votação de qualquer matéria depois de votar as medidas provisórias que trancam a pauta e cujos relatores nem apresentaram ainda os relatórios. Além disso, temos mais duas MPs que chegaram e já foram lidas. Acho…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.