Eleições 2010EstadoPartidosSanta Maria

É FATO. Eleição de outubro parte ao meio consórcio governista de Santa Maria. Ensaio para 2012?

A configurar-se o mais que provável cenário exposto na nota anterior, que publiquei logo abaixo, haverá inevitáveis conseqüências políticas em Santa Maria. E há quem imagine, inclusive, que podemos estar diante de um ensaio para daqui dois anos, em que teremos mais uma eleição municipal. Ainda mais se, como há quem aposte, tivermos a possibilidade de uma eleição em dois turnos. Vamos, então, aos fatos.

São três as candidaturas viáveis agora em outubro. Uma, com Yeda Crusius, apoiada por PP e PSDB. Outra, com José Fogaça, do PMDB (que está no ventre do governo atual do Estado) com o PDT, oficialmente na oposição a Yeda. E a terceira, nitidamente de oposição, capitaneada por Tarso Genro, do PT, com apoio de PSB e PC do B.

E como as coisas andam na boca do monte? Aqui, a oposição é o PT, e somente ele como protagonista, tendo a secundá-lo o PPL de Werner Rempel e o PSB… de quem mesmo? O PC do B, a partir da entrada dos ex-comunistas que estavam no PPS, é uma incógnita, dada sua (dos ex, bem entendido) irresistível vocação ao adesismo. De todo modo, esse campo está muito bem definido.

E o governo da comuna, como fica? O PDT, tão desunido como sempre, mas junto neste episódio, vai de Fogaça. A reboque, claro, do PMDB de Cezar Schirmer, dominante no consórcio que o elegeu já faz quase dois anos e, inclusive por falta de opção, concorrente à reeleição em 2012.

Mas… por uma conjunção que alguns considerariam bastante previsível, o PSDB de Jorge Pozzobom (afastado do governo comunal, mas não o seu partido) e o PP de José Farret (o vice que desistiu de concorrer) estão na mesma trincheira, a de Yeda.

Há, portanto, e isso os fatos não desmentem, uma divisão bem clara do governismo local em relação ao pleito estadual. É verdade que não há candidato a deputado federal, tanto no tucanato (exceto Marchezan Júnior, que aqui tem muito boa base) quanto, principalmente, no pepismo (que se dividirá entre dois ou três, quem sabe quatro forasteiros). Mas mesmo as candidaturas à Assembléia, de Pozzobom e Sandra Rebelato, não chegam a ser excludentes, é a sensação. Assim, não haverá constrangimentos de, juntos, pedirem votos por Yeda (e Ana Amélia Lemos, ao senado). Unidos, portanto.

No outro pólo governista, a dominação do PMDB é extrema. E mesmo com a sugestão de que Cezar Schirmer votará em Marcelo Bisogno, do PDT (que acredita nisso e não há por que duvidar), é fato que o partido vai coeso para a Assembléia e se dividirá, tanto quanto o PP, em dois, três, quem sabe quatro concorrentes à Câmara.

E daí? Daí, o óbvio. Os desgastes na relação de hoje (sublimados pelo fato de todos estarem dividindo poder e cargos, mesmo que uns e outros se queixem) podem se refletir dentro de ano e pouco, quando estará em jogo o poder na comuna, outra vez.

Então, cabe a pergunta: mesmo que por conjunção dos astros políticos, PP e PSDB estejam num lado, PMDB do outro. E PT (e agregados), noutra dimensão. Isso é ensaio para 2012? Há quem acredite. Este sítio? A prudência recomenda esperar. Até porque haverá segundo turno, com certeza, agora, em 2010. Daí que…

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. nova o veto da yeda a emenda de sandro boca pmdb que afirma que apenas jornalistas diplomados podem exercer cargos publicos nao passou por 28 votos vitoria do jornalismo

  2. a politica e uma faca de dois gumes tudo que o falso jornalista falou pode ocorrer ou nao ne ! pq quem nao tem diploma que nao existe mais e pseudojornalista vergonha vergonha vergonha claudemirzinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo