EDUCAÇÃO. Jorge Cunha e uma pergunta tinhosa: “matemática ou Paulo Freire?”
“…No que diz respeito à formação de professores para a educação básica, a compreensão das teorias pedagógicas somente pode vir junto ou após a apropriação das condições intelectuais para atribuir sentido e significado as mesmas. Ou seja, só é possível entender os teóricos e as teorias da educação, e colocar-se na condição de utilizá-las em proveito da qualidade do ensino e da educação, depois de desenvolver as habilidades necessárias para tal.
Se nossa formação na educação básica (educação infantil, fundamental e ensino médio) fosse realmente adequada, talvez chegássemos à graduação com as condições necessárias para nos apropriarmos das teorias, seus contextos e seus usos. Contudo, não é o que ocorre. E, sendo assim, em minha opinião, é…”
CLIQUE AQUI para ler a íntegra do artigo “Matemática ou Paulo Freire?”, de Jorge Luiz da Cunha, colaborador semanal deste sítio. Cunha é Professor Titular da UFSM. Doutor em História Medieval e Moderna pela Universidade de Hamburgo, na Alemanha. Um cidadão de Santa Maria desde 1996.
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