Câmara de VereadoresSanta Maria

IDOSOS. Semana debate “violência invisível”. Tema atrai a atenção da comunidade

Violência invisível, tema que prendeu a atenção da...

Galerias lotadas com uma atenta e interessada platéia. E palestras e debates que chamaram a atenção por sua importância. Assim foi a Mesa Redonda “A violência invisível contra a pessoa idosa”, que aconteceu hoje, como parte da programação da “1ª Semana Municipal da Não-Violência contra a pessoa idosa”, evento anual criado a partir de lei de iniciativa da vereadora Sandra Rebelato (PP).

Para saber mais detalhes da mesa redonda acontecida nesta quarta, no plenário da Câmara de Vereadores, acompanhe material produzido pela assessoria de imprensa do parlamento. O texto é de Gabriela Loureiro, com fotos dela e de Milena Jaenisch. A seguir:

Mesa Redonda da 1ª Semana Municipal da Não-Violência contra a pessoa idosa lota o plenário do Legislativo

Nesta quarta-feira (16), o plenário do legislativo foi palco da Mesa Redonda “A violência invisível contra a pessoa idosa”, que faz parte da programação da 1ª Semana Municipal da Não-Violência Contra a Pessoa Idosa. A semana foi criada a partir da Lei Municipal nº 5222/2009, cuja proponente foi a vereadora Sandra Rebelato.

A mesa redonda foi composta por representantes da Delegacia de Proteção ao Idoso de Santa Maria, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, de Entidades Asilares Filantrópicas e por profissionais da área da saúde e educação que lidam com o problema da violência contra o idoso.

...platéia que lotou as galerias do parlamento da comuna

Pelo viés da educação, a professora Carmem Maria de Andrade, doutora em psicologia da vida adulta e envelhecimento humano, falou que a convivência sadia com idosos é um ato educativo, um compromisso que deve ser firmado por cada cidadão.

Outra questão importante abordada foi a saúde. A professora e enfermeira Martha Souza falou sobre os danos à saúde do idoso que a violência pode acarretar. Ela trouxe dados alarmantes sobre este ponto: somente em 2005, 17.581 idosos morreram vítimas de violência ou acidentes no Brasil.

A professora Rosane Janczura, assistente social, falou em nome do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, explicando diferentes definições de violência, mostrando vídeos sobre o envelhecimento e esclarecendo qual é…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo