Arquivo

Trabalho.Relator da PEC de Pimenta, que repõe diploma para ser jornalista, promete celeridade

A promessa foi feita pelo pernambucano Maurício Rands, do PT, que relatará a PEC patrocinada pelo deputado (e jornalista) Paulo Pimenta, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Os dois, mais o presidente da Federação Nacional de Jornalistas, Sérgio Murilo, tiveram encontro (foto) na noite de quarta-feira. Os detalhes estão em material distribuído pela assessoria do parlamentar santa-mariense, com foto de Fabrício Carbonel. A seguir:

 

“Deputado Paulo Pimenta e Fenaj reúnem-se com relator da PEC dos jornalistas

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) e o Presidente da FENAJ, Sérgio Murilo, estiveram reunidos com o deputado Mauricio Rands (PT-PE), relator da PEC dos Jornalistas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). No encontro, que ocorreu na noite da última quarta-feira (19), foram entregues documentos para subsidiar o trabalho da Comissão.

O deputado Mauricio Rands informou que assim que texto da PEC entrar na pauta da CCJ será analisado de maneira célere, a fim de que possa chegar ao plenário da Câmara ainda neste segundo semestre. Porém, antes de ir ao plenário, passará por uma Comissão Especial.

Autor da PEC dos jornalistas, o deputado Pimenta sustenta que é preciso uma regulamentação da profissão. “O resultado do trabalho jornalístico influi diretamente no comportamento da sociedade, por isso são necessárias garantias a essa sociedade de que os profissionais que exercem a atividade jornalística têm formação qualificada. É preciso ter certificação de que a informação antes de ser publicada passou por etapas e processos rigorosamente técnicos. Não se pode brincar com o fazer jornalismo e transformar todo cidadão, que bem entender, em jornalista”, assegura Pimenta. Para o presidente da Fenaj, Sérgio Murilo, não há conflito entre liberdade de expressão, argumento utilizado pelos ministros do STF, e exigência do diploma de jornalista, pois estão garantidos nos veículos de imprensa espaços para a livre manifestação da opinião pública.

No dia 27 de agosto, a Comissão de Ciência e Tecnologia e a Comissão de Educação, de forma conjunta, realizarão audiência pública sobre a obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o exercício da profissão. No dia 17 de setembro, o debate será feito na Comissão de Desenvolvimento Econômico. “

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo