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Em favor do consumidor 2. Pimenta lança cartilha com as novas regras sobre o teleatendimento

Será na próxima semana o lançamento, em Porto Alegre (ao que sei, há estudo para fazer o mesmo em Santa Maria), pelo deputado federal petista Paulo Pimenta, da cartilha “Fique por dentro: as novas regras do teleatendimento”. A idéia é que seja um instrumento de consulta pelos consumidores, que precisam saber dos seus direitos, todos regrados por decreto presidencial.

 

Aliás, as normas estão completando um ano nesta sexta-feira, 31 de julho, o que motivou a cartilha a ser lançada no próximo dia 7, e também o material distribuído à mídia, pela assessoria do parlamentar. A foto é de Fabrício Carbonel. Acompanhe, a seguir:

 

“Fique por dentro: As novas regras do teleatendimento

Deputado Paulo Pimenta fará lançamento de cartilha sobre regras do teleatendimento em Porto Alegre com presença de representante do Ministério da Justiça

No próximo dia 31 de julho completa um ano que o Presidente Lula assinou o decreto Nº 6.523 que regulamentou o Serviço do Teleatentimento no país, os chamados Call Center´s. Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Justiça, entre 1º de dezembro de 2008 e 30 de abril de 2009, apresentou uma melhora de 6,4% nas demandas relacionadas ao Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). A pesquisa analisou segmentos de telefonia, cartão de crédito, banco comercial, TV por assinatura, financeiras, planos de saúde, energia elétrica, seguradoras, transportes aéreos e terrestres.

A pesquisa apontou que, desde a assinatura do decreto, dois setores apresentaram piora significativa, os de telefonia fixa e TV por assinatura, enquanto segmentos de cartões de crédito e bancos comerciais obtiveram os melhores índices de qualificação no SAC. O setor de telefonia móvel teve melhora 7,69%.

No entanto, no período analisado, juntos os setores de telefonia móvel e fixa responderam por 56,89% das demandas relacionadas a problemas no SAC. Segundo o Ministério da Justiça, os valores não correspondem a todo o universo de problemas enfrentados pelos consumidores, e os números referem-se somente à parcela da população que dispõe de tempo, recursos e informações suficientes para recorrer aos órgãos de defesa.   

Com o objetivo de garantir à população gaúcha as informações necessárias para o conhecimento de seus direitos e exercício de sua cidadania, o Deputado Federal Paulo Pimenta (PT-RS) fará o lançamento da cartilha Fique Por Dentro: As novas regras do teleatendimento, no próximo dia 7 de agosto na Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre. O evento terá a presença de Ricardo Morishita Wada, do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça. Além do lançamento da cartilha, será feito um balanço completo com dados apurados pelo Ministério da Justiça em relação ao SAC das empresas concessionárias do Serviço Público.”

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