Arquivo

Assembléia. Assunto (e polêmica) é o que não faltou para a Comissão de Educação do parlamento

Não faltou trabalho, muito menos temas polêmicos, para os integrantes da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, presidida pelo deputado Mano Changes (foto), do PP. Afora o constante clima de tensonamento das relações entre o Governo do Estado e os professores, um fato também adquiriu muita relevância nesse primeiro semestre de 2009: a crise enfrentada pela Ulbra, que até de reitor mudou.

 

Sobre o que aconteceu na primeira metade do ano, um verdadeiro balanço das atividades da comissão, leia a reportagem produzida pela Agência de Notícias do Parlamento Gaúcho. O texto é de Letícia Rodrigues, com foto de Guerreiro. A seguir:

 

“Temas polêmicos centralizaram discussões na Comissão de Educação

 

A aproximação com entidades representativas dos jovens e da periferia e o fortalecimento da relação com o governo do Estado, em especial com a Secretaria de Educação, foram alguns dos principais objetivos da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, presidida pelo deputado Mano Changes (PP),  no primeiro semestre de 2009. Durante o período foram realizadas 18 reuniões ordinárias e 11 audiências públicas. Questões como a crise da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), a situação das escolas estaduais onde os alunos têm aula dentro de contêineres (as chamadas escolas de lata) e da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) foram alguns dos assuntos debatidos.


Para Mano, o principal mérito da Comissão foi a discussão de temas polêmicos, como o fechamento das escolas itinerantes que funcionavam nos acampamentos do MST, a municipalização de escolas estaduais e a cobrança de taxas do Escritório de Cobrança e Arrecadação de Direitos Autorais (ECAD). Questões ligadas às drogas, cultura alternativa, esporte e inclusão digital também tiveram espaço. “Além disso, estamos conseguindo abrir as portas da Comissão para que aqueles segmentos da sociedade que nunca foram ouvidos tenham oportunidade de trazer sua contribuição para solucionar os problemas que até hoje não foram resolvidos”, destacou. 

 

Ulbra
Entre as ações desenvolvidas para evitar o fechamento da Ulbra e de seus hospitais houve a audiência com o ministro da Educação, Fernando Haddad, em Brasília no dia 16 de abril, e outra audiência no dia 5 de maio, em conjunto com a Comissão de Saúde e Meio Ambiente. O deputado Mano Changes reuniu-se ainda com o novo reitor da Ulbra, Marcos Ziemer, que se comprometeu a manter a Comissão informada sobre a situação da universidade, como o pagamento de professores e fornecedores nas áreas de ensino e saúde. “A instituição tem nos mandado relatórios para acompanhamento da situação”, informou o deputado…

 

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência de Notícias da Assembléia Legislativa.

 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo